O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta semana a abertura do período de inscrições para isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Além disso, os candidatos também já podem justificar a ausência da prova da edição passada.

INEP anuncia abertura de inscrições para isenção de taxa do Enem 2021

Para conseguir a isenção do pagamento, os candidatos devem acessar o site do Enem e preencher todas os dados solicitados pelo sistema. Os candidatos terão que entrar com o seu número do CPF e, caso já tenham participado das edições passada, a senha criada no momento do primeiro cadastro. Desta forma, caso o candidato já tenha alguma pendência, o sistema vai solicitar a justificativa.

A lista com os aprovados para a isenção do pagamento da taxa de inscrição deve ser liberada no dia 9 de junho de 2021.

Quem pode pedir isenção?

INEP anuncia abertura de inscrições para isenção de taxa do Enem 2021

Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição no Enem 2021 os candidatos devem preencher pelo menos um dos seguintes critérios:

• Estar cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio todo em escola pública ou com bolsa integral em escola particular e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica e estar Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Confira as datas que já foram liberadas no cronograma do Enem de 2021:

• Justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: de 17 a 28/05/2021;
  • Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: 09/06/2021;
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: 14 a 18/06/2021;
  • Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: 25/06/2021