Foram abertas nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, as inscrições para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio voltado para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). O prazo final para que os interessados manifestem interesse em participar é dia 11 de dezembro.

Inscrições abertas para o Enem PPL 2020

O PPL é um exame específico somente para aqueles candidatos que se encontram nas condições citadas. Os candidatos devem estar presos em regime fechado ou semi-aberto ou ainda estar cumprindo pena socioeducativa. Neste caso, as inscrições devem ser feitas somente pelos responsáveis pedagógicos dos órgãos de administração prisional e socioeducativa.

Além disso, para participar essas unidades precisam ter firmado o termo de adesão com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo para a adesão terminou na última sexta-feira, dia 27.

No momento da inscrição, os responsáveis pedagógicos também deverão se responsabilizar pelos pedidos de atendimento especializado no Enem, o que deve ser feito até o dia 11 de dezembro. Estes profissionais também definem as salas onde as provas serão aplicadas e a possível transferência entre unidades.

Inscrições abertas para o Enem PPL 2020

As provas do Enem PPL 2020 serão aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, nas unidades prisionais. O formato, duração e nível de dificuldade das provas são os mesmos Enem 2020 tradicional. Essa prova deverá ter o mesmo nível de dificuldade das outras provas aplicadas no Enem 2020, mas com questões diferentes.

1º dia: Redação + 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática

O resultado do Enem PPL 2020 deverá ser divulgado no dia 29 de março.