Depois que o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, informou que Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 não seria aplicado neste ano, parece que o Instituto voltou atrás. O Inep divulgou uma nova nota afirmando que existe sim orçamento para que a prova seja aplicada neste ano.

Inep nega adiamento do Enem 2021 para 2022

As informações referentes a declaração do presidente foram publicadas, em um primeiro momento, pelo portal UOL, e depois replicada por todos os portais de notícias. A polêmica também surgiu a partir da publicação de uma portaria com as metas globais do Inep para 2021 no Diário Oficial da União (DOU).

Nesta publicação, o documento trazia apenas etapas como planejamento e preparação técnica do exame para este ano, mas não citava a aplicação do Enem 2021. Mas na noite desta quinta-feira, dia 13, o Inep publicou uma nota oficial afirmando que existe o orçamento e que atualmente está sendo elaborado o planejamento e o cronograma.

Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. Nota do Inep sobre a aplicação do Enem 2021

Inep nega adiamento do Enem 2021 para 2022

Em nota, o Inep ressalta que todas as informações necessárias referentes ao Enem 2021 serão publicadas em editais, nos canais oficiais. Por enquanto, não existe a divulgação de maiores datas do edital, apenas referente a isenção. As solicitações começam na próxima segunda-feira, dia 17,e seguem até o dia 28 de maio. Neste mesmo período os candidatos também devem justificar sua ausência, caso tenham se inscrito e não tenham comparecido a prova deste ano.

Confira a integra do comunicado oficial do Inep:

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas.”