As inscrições para o Enem 2017 já estão finalizando, e os participantes têm de pagar uma taxa de R$ 82 até a próxima quarta feira dia 24/05 em qualquer agência bancária, ou casa lotérica através da internet.

As inscrições para o processo de seleção do Enem 2017 deverão apenas ser confirmadas após o registro de pagamento de taxas ou ainda concessão de isenção. Este prazo de confirmação poderá ainda demorar até cinco dias já que o banco precisa repassar informações de que o valor foi pago para o sistema do Inep.

A taxa de inscrição poderá ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o vencimento, bem como sistemas de home banking ou correios. O Inep ainda recomenda que os candidatos não deixem para a última hora para realizar este pagamento pois evitará assim imprevistos de compensação bancária. Para maior segurança procure guardar o comprovante de pagamento.

Além disto, os candidatos que já se inscreveram e tem interesse em mudar algum dado precisam estar bastante atentos, já que as alterações apenas serão possíveis até a data limite estipulada no site.

Sobre a isenção de taxas de inscrição

A grande maioria dos participantes contam com o direito a isenção de taxa de inscrição. Com isto, as mudanças dos critérios de concessão dos benefícios, a gratuidade será dada em algumas situações, como por exemplo, estudantes que estiverem em terceiro ano de ensino médio nas escolas públicas, os participantes que se enquadrem na Lei Federal, além de candidatos inscritos no Cadastro único e programas sociais do Governo Federal.

Caso você tenha feito a inscrição através do CadÚnico nos últimos dias e não conta com um número de identificação social o NIS poderá solicitar a isenção também no processo.

Maiores informações sobre a sua inscrição já validada, acesse agora mesmo o portal do Enem no endereço inep.gov.br.