Começa hoje na maioria das escolas estaduais e municipais a volta do recesso escolar, o que para muitos é chamado de férias. Cerca de 20 mil alunos e 2 mil professores do Município retomaram a rotina em 64 escolas.

Veja algumas precauções que você deve ter quanto ao Transito, Gripes e Peso ao carregar o material escolar:

Transito

Algumas entidades como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), iniciou hoje a operação “volta às aulas”, que tem o objetivo de auxiliar tanto motoristas quanto estudantes a respeitarem as regras de transito. Durante todo o dia mais de 271 funcionários irão orientar e fiscalizar o tráfego escolar.

Gripe A

Com as aulas de volta, o índice de surtos de Gripe A pode crescer. Por isso, que a Secretaria da Educação mantém as orientações já adotadas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para as escolas, Coordenadorias e comunidade escolar em relação à prevenção à Influenza H1N1 (Gripe A). Algumas medidas simples como lavar as mãos podem ser muito eficazes para a prevenção.

Mochila

A maioria das escolas pede que a pessoa leve muitos livros no mesmo dia, cadernos, estojo, mas se esquecem que existem algumas normas referentes ao peso ideal que deve ser carregado.

A primeira coisa que se deve evitar são as mochilas de rodinhas, pois elas são prejudiciais à postura. Outro problema das mochilas de rodinhas é a estrutura delas, geralmente em metal, o que as torna mais pesadas. Na hora de subir e descer escadas, a criança faz um esforço muscular maior que o adequado.

Já o peso da mochila, segundo a Lei Municipal Paulistana de 2002 não deve passar de 10% do seu peso, ou seja, se você pesa 70 Kg, deve carregar apenas 7 kg nas costas.

Para muitos também a volta às aulas traz apreensão, principalmente para os que estão no final do Ensino Médio prestes a fazer o vestibular. Para você existem outras dicas importantes de como se preparar para essa nova fase, saiba mais lendo esse post: Dicas de Como passar no Vestibular.

Boas Aulas!