Colégio Web

Qual é a Origem da água?

Publicidade

Para a origem da água existem várias teorias. Muitos acreditam que a água possa ter descido à Terra depois de um bombardeio, e que foi entregue por cometas ou outros seres extraterrestres.

Outros explicam que houve a chegada de cometas com meteoritos e com pequenas partículas de pó, lançando assim sobre a Terra. A teoria preconiza que o tal pó é lançado na terra diariamente, e que começou a cair há 4 bilhões de anos.

Existem também outras teorias sobre a origem da água. Mas a teoria científica mais aceita é a de que a origem da água se deu pela liberação de gases (hidrogênio e oxigênio): na Terra havia somente água através de vapor. Depois, esse vapor foi transformado em nuvem e começaram a cair em forma de chuva, havendo assim um enorme acúmulo de água no planeta, fazendo com que houvesse os mares e água entre as rochas.

Com o calor, a água começou a evaporar. Nascendo assim o processo de condensação, quando a água que cai dos céus em forma de chuva é evaporada, formando nuvens e mais uma vez as chuvas. Esse processo é contínuo.

As teorias mais recentes terminaram por revelar que a água tem sua origem ligada à formação do nosso sistema solar. A Terra teria passado por diversas etapas de aquecimento e resfriamento. Nesse momento de resfriamento do planeta, aconteceram processos de condensação dos vapores que se materializaram em formato de chuva. Com isso, as águas foram sendo depositadas em regiões mais baixas e daí surgiram os primeiros oceanos, também chamados de oceanos primitivos.

Estados da água

Ao longo do período em que houve a formação da crosta, passamos também a observar os processos de desgaseificação. Os teóricos esclarecem que nada mais são do que a água ser liberada em formato de vapor. Ao longo dessa ocasião, foram expelidos gases a exemplo do hidrogênio e também vapores de água que deram origem à atmosfera.

No planeta, a água pode ser localizada nos espaços naturais a partir de três diferentes estados: líquida (oceano, rio, lago ou aquíferos subterrâneos), gasosa (atmosfera) e sólida (geleiras). Em todos esses espaços e com tais elementos a água forma diferentes ciclos hidrológicos. São esses ciclos os grandes responsáveis pela manutenção da vida na Terra. Eles não podem ser alterados, justamente porque interferem diretamente no equilíbrio das espécies. Daí a grande preocupação com o efeito estufa e outros problemas relacionados ao meio ambiente.

 

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados