Há diversas opiniões e discussões a respeito da qualidade do ensino a distância. Para muitas pessoas que querem cursar o Ensino Superior, mas não tem tempo, devido a família, filhos e trabalho, acham a solução nos cursos EAD ou semipresenciais. O debate sobre a questão vai longe. Uns dizem que a tecnologia chegou a um nível onde as máquinas estão substituindo o homem ate mesmo na sala de aula, onde não é mais necessária a presença do professor. Outros dizem que se concentram melhor sem o barulho da sala de aula e as turbulências do ambiente urbano e, em casa, podem se sentir mais confortáveis para estudar, etc. A questão aqui não é debater quem está certo ou errado, mas sim mostrar, de acordo com rankings e fontes atuais, as melhores faculdades de ensino a distancia.

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por avaliar a qualidade dos cursos e universidades no geral e o mesmo faz uso de critérios, como Conceito Institucional e Índice Geral de Cursos. De acordo com tais critérios, segundo o MEC:

Faculdades com nota máxima nos critérios (5)

As melhores faculdades de EAD do Brasil

Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Pública

Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) – Privada

Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) – Privada

Faculdades com notas entre 4 e 5

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – Privada

Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Privada

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Pública

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Pública

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Pública

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Pública

Universidade Federal de Minas Gerais – Pública

melhores faculdades de EAD do Brasil

Dentre outras, com notas acima de 3

Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera) – Privada

Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Privada

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – Privada

Universidade Paulista (UNIP) – Privada

Além desses critérios, o MEC também avalia os cursos presenciais e a distância de uma faculdade. Portanto, uma faculdade pode oferecer um excelente curso presencial, mas um curso nem tão bom a distancia e vice-versa. Ter conhecimento da avaliação do MEC é  fundamental para realizar a escolha da melhor faculdade a distancia. Todas as avaliações e critérios do MEC estão disponíveis e abertos ao publico no site http://emec.mec.gov.br/. Outra informação útil é a respeito do diploma: Os cursos EAD têm a mesma validade para profissionalização que os presenciais!