Com o acirramento da disputa eleitoral pela Presidência da República, que chegou ao ápice com o segundo turno que colocou frente a frente a candidata à reeleição Dilma Rousseff e o candidato da oposição Aécio Neves, muitos termos e muitos programas criados por um partido ou por outro acabaram ganhando o cenário de discussão.

Pois um dos bons exemplos de programas criados por um dos candidatos nesta eleição é o Poupança Jovem, que foi criado em 2007 durante o governo de Aécio Neves no estado de Minas Gerais e que hoje, é lembrado como uma de suas criações mais marcantes.

Mas o que vem a ser ao certo o Poupança Jovem? Pois é para responder a esta pergunta que convidamos você a ler este artigo até o seu fim, com muita atenção, afinal de contas, há grande quantidade de informações importantes a serem ditas sobre ele.

Jovem Poupança

A iniciativa

O programa Poupança Jovem foi criado em 2007 no governo Aécio Neves, para atender, dentro de uma meta de 3 anos, um total de 50 mil alunos do ensino médio da rede estadual mineira que habitam áreas de risco social.

A iniciativa visava dar a cada um destes alunos, ao final de seu terceiro ano letivo no ensino médio, uma poupança com o valor de nada menos do que 3 mil reais, sendo que este valor só seria concedido por meio do cumprimento de vários compromissos por parte do aluno.

Poupança Jovem

Com o Poupança Jovem, o governo visava dar ao maior número possível de alunos a oportunidade de romper a barreira da pobreza, já que com o valor de 3 mil reais, eles poderiam conseguir dar prosseguimento em seus estudos e fazer cursos profissionalizantes.

Pois ao final dos 3 primeiros anos, foi possível observar que o programa foi um sucesso, já que muitos jovens obtiveram uma oportunidade para dar prosseguimento com mais qualidade aos seus estudos.

Há também uma quantidade considerável de atividades que são estimuladas pelo programa mineiro, que visam melhorar e aprimorar não apenas as condições profissionais e de preparação dos alunos envolvidos, mas também melhorar e aprimorar a formação pessoal dos alunos como indivíduos.

Caso Aécio Neves venha a ser eleito presidente, ele tem a intenção de levar o Poupança Jovem para outras regiões do Brasil.