Colégio Web

Entenda porque os humanos não nascem com os cabelos “coloridos”

Cada vez mais pessoas pintam seus cabelos de cores vivas, mas porque precisam de uma tintura artificial?

Publicidade

Na natureza temos uma série de exemplares que possuem uma coloração mais vibrante do que os cabelos dos humanos. Os flamingos por exemplo, possuem uma coloração intensa e rosa em sua pele, os pássaros por sua vez diamantes-de-gold contam com pelo menos cinco cores diferentes e muito chamativas de apenas uma vez. Pode até mesmo ser uma injustiça da evolução com os humanos, não é verdade?

Entenda porque os humanos não nascem com os cabelos “coloridos”

Mas é justamente nisto que a evolução está por trás das cores dos humanos, sempre atuando a seu benefício. Ao que se acredita, de acordo com diversas pesquisas realizadas, a cor de nossa pele, e nossos cabelos se tornam cada vez mais escuros para que pudéssemos nos camuflar nas savanas africanas desde milhares de anos.

Outras cores surgiram ao passar desta década, como por exemplo a coloração loira e o ruivo, em contrapartida, todas elas são determinadas de duas variedades de melanina, a chamada eumelanina e a feomelanina. A primeira delas é responsável por cores marrons ou pretas, já a segunda, atinge os cabelos em tonalidades amarelas e vermelhas, produzindo assim as pessoas loiras e ruivas.

A coloração dos animais também veio da evolução

Entenda porque os humanos não nascem com os cabelos “coloridos”

A coloração de animais por sua vez, é apontada por ferramentas evolutivas, e dependem principalmente da absorção de alguns chamados carotenoides. Estes são alguns pigmentos encontrados nas plantas, algas e principalmente em bactérias, mas que deverão ser ingeridos através da alimentação. Nos humanos, estes componentes acabam agindo em outras funções, e não a coloração dos fios de cabelo ou da pele, por exemplo, o licopeno, que está presente nos tomates, atua na prevenção do colesterol ruim.

Agora, se você tiver interesse em contar com um cabelo um pouco diferente, terá ainda de apelar para diversas marcas de tinturas, já que a natureza por sua vez, não nos desenvolveu para que sejamos multicoloridos nos cabelos como algumas espécies de animais infelizmente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados