Símbolos Nacionais
Por joice
, atualizado em
Os símbolos nacionais foram definidos em 1º de setembro de 1971 pela Lei 5.700. Eles fazem parte da história do Brasil e cada um tem o seu significado para a nação, pois representa nosso país dentro e fora do território nacional, é como se fosse um cartão de visitas.
Muitos são usados em cerimônias, eventos oficiais, locais e em documentos de extrema importância.
Conheça os principais símbolos nacionais brasileiros:
Bandeira Nacional
A bandeira Nacional é um dos símbolos brasileiros mais conhecidos, pois é ela que representa nosso país. Foi fundada em 19 de novembro de 1889, depois de 4 (quarto) dias que aconteceu a Proclamação da República.
Ela nasceu de uma adaptação da Bandeira do Império Brasileiro. Onde era o escudo imperial português (dentro do losango amarelo) e foi trocado pelo circulo azul com estrelas na cor branca, onde representa o céu estrelado e 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal e a frase ao centro “Ordem e Progresso”. E, o losango amarelo representa ouro, e o verde as matas e florestas.
Armas Nacionais
O Brasão Nacional ou Armas Nacionais é um símbolo que no centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O símbolo cruzeiro do sul está no centro sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição “República Federativa do Brasil”.
Em outra faixa, abaixo, apresenta-se “15 de novembro” (direita) e “de 1889” (esquerda). Este símbolo representa a glória, a honra e a nobreza do Brasil. Ele deve ser usado obrigatoriamente nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário e em quartéis militares e policiais e em papéis oficiais como publicações, convites e etc.
Selo Nacional
O Selo Nacional é usado para autenticar documentos e atos do governo e também para autenticar outros tipos de documentos como diplomas e certificados. Seu símbolo (muito parecido com a bandeira nacional) é representado por uma esfera com as estrelas com a seguinte frase: República Federativa do Brasil.
Hino Nacional
O Hino Nacional Brasileiro foi escrito em 1831 por Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva. Antes, era chamado de Hino 7 de abril por causa da abdicação de D. Pedro I, depois Marcha Triunfal e hoje, Hino Nacional, que é tocado em eventos oficiais do governo, eventos esportivos e escolas.




Dicas de como passar no vestibular
Aberto período para pedido de isenção de taxa no Enem 2018
Grupos de risco para Covid poderão fazer prova em sala separada no Enem 2020
Interpretação de texto
Dicas de cardápio para os dais de prova do Enem