Foi divulgado recentemente que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, receberá os pedidos de atendimento através de nome social. Desta forma transexuais e travestis poderão ter até a data de 4 de julho para realizar este tipo de solicitação e anexar a sua documentação.

Os candidatos precisam acessar a partir disto a Página do Participante, assinar o formulário disponível, digitalizar o mesmo e o anexar ao site.

Além destes formulários, é importante anexar uma foto 3×4 que seja nítida e uma cópia digitalizada frente e verso do documento de identificação com foto.

No caso da solicitação de utilização de nome social do Enem 2017 seja indeferida, o Inep irá encaminhar um e-mail aos participantes mencionando que será necessário apresentar novos documentos que comprovem esta solicitação.

Sobre o Enem 2017

O Enem 2017 obteve uma série de reclamações relacionada as isenções negadas para os candidatos que pudessem atender aos critérios de baixa renda, de acordo com a lei de número 12.799/2013 e o Decreto 6.135/2007.

Além disto, em um acordo junto do Ministério Público Federal, o Inep divulgou uma abertura de prazo para que os candidatos que tinham o direito a isenção e não conseguiram solicitar o benefício possam solicitar novamente. É necessário encaminhar desta forma uma documentação socioeconômica bem como de escolaridade para que a possibilidade de gratuidade seja devidamente avaliada. O encaminhamento será aceito até ás 12hs do dia 25 de junho.

Outro dado interessante é que a Comissão de Educação do Senado solicitou a reabertura das inscrições do Enem, alegando que os estudantes foram prejudicados com o sistema de critérios de solicitação de isenção de taxa, dificultando a participação de vários.

Maiores informações sobre o Enem 2017 acesse enem.inep.gov.br.