O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, a liberação dos cartões de confirmação de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pela prova, os candidatos poderão conferir todas as informações, incluindo o local onde acontecerá sua prova, diretamente através da Página do Participante do Enem.

Liberados cartões com locais de provas do Enem 2021

O cartão, que não é mais enviado pelos correios e fica disponível apenas no site do Enem, deve ser acessado mediante identificação de login e senha do próprio estudante. O acesso pode ser feito através das mais variadas plataformas, como computador, tablet ou em celular que tenham sistemas operacionais Android ou iOS. Além disso, os estudantes também podem acompanhar através do aplicativo oficial do Enem.

Quem tiver esquecido a senha poderá recuperá-la acessando a Página do Participante e clicando em “entrar com Gov.br”, login unificado do Governo Federal. Ao informar o CPF e clicar em continuar, uma nova página se abrirá, bastando marcar “Esqueci minha senha”. Na sequência, basta selecionar a opção para recuperação: Validação facial; bancos credenciados; e-mail; celular ou internet banking.

Liberados cartões com locais de provas do Enem 2021

O Inep afirma também que os estudantes devem ter cuidado com tentativas de golpe que estão tentando ser aplicadas com o nome da prova. O órgão não envia informações sobre locais de provas pelos Correios ou por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens. Portanto, qualquer forma de contato através destes meios deve ser denunciada pelos canais oficiais do Enem pela internet ou pelo telefone 0800 616161.

Os dados consolidados referentes ao ENEM 2021 revelam que foram registrados um total de 3.461.418 estudantes estão inscritos no Enem 2021, somando a edição regular, nova aplicação e privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL).