Comece fazendo exercícios

De nada importa você ler sobre o assunto ou entender, ou criar diversos resumos sobre o mesmo, você apenas irá entender a matéria quando possui uma lista de exercícios para resolver. É comum que o estudante ache que entendeu os conceitos em teoria, mas na prática dificuldades aparecem.

Assim que você chegar a resposta, todo o conteúdo irá fazer mais sentido, e mesmo que você não consiga resolver exercícios, é fundamental entender estratégias utilizadas e por que motivo elas não funcionam.

Entenda o porquê e não decore as questões

Este é um obstáculo gigante para as pessoas na hora de estudar, mas como decorar aquelas fórmulas. O segredo é compreender porque as fórmulas são utilizadas, e de onde elas vêm, a partir disto quanto mais você entender de onde elas são resultantes, menos você deverá decorar.

Conheça as provas

As provas do ENEM são bastante diferentes e por este motivo conhecer a prova de matemática que irá prestar é algo fundamental. Com relação aos meses finais de estudo, o mais interessante é procurar pegar as edições anteriores de provas e resolver as várias questões.

As bancas que escolhem as questões nem sempre utilizam situações inéditas, por isso fique ligado.

Use bem o tempo de prova

Principalmente na prova de matemática, procure resolver as questões que você sabe, e pule as que não conseguir em primeira tentativa. Desta forma você irá finalizar as questões que mais domina de forma mais breve, e garante assim acertos.

Treine também as aproximações

As provas de matemática buscam verificar se o estudante compreende todo o conteúdo, e não apenas se sabe fazer as contas. É comum que as questões possuam números grandes e por isso utilizar algumas aproximações para buscar o resultado de forma mais rápida é uma boa pedida. Arredondar o número é uma ótima pedida.