Interpretação de texto
Por joice
, atualizado em
O Primeiro passo para se fazer uma prova, seja ela dissertativa ou argumentativa o primeiro passo é entender o que o aquele texto quer dizer, e quais as informações que ele irá passar. Para isso, a pessoa tem de ter uma boa noção de como interpretar um texto.
Por isso, nós do colégio separamos algumas dicas para você que vai prestar vestibular e quer saber mais como se interpreta um texto.
Para se interpretar um texto, são necessários alguns pontos importantes que não devem ser deixados de lado, a primeira coisa é o conhecimento histórico literário, nesse caso a pessoa teria de ter alguma noção sobre estrutura de texto, escolas e gêneros literários. A outra é uma boa noção de gramática, pois não adianta interpretar algo que está com a gramática incorreta. E, a capacidade de observação também é uma particularidade muito importante para quem vai interpretar um texto, alem de, um raciocínio rápido e objetivo.
Para pode entender um texto, você tem de saber que existem dois níveis de leitura:
– Interpretativa
– Informativa e de reconhecimento
A leitura informativa e de reconhecimento deve ser feita com muito cuidado, pois é o primeiro contato que você terá com o texto. Nesse primeiro contato você deve extrair as principais palavras do texto, como as palavras-chave e ir grifando-as.
A leitura interpretativa deve ser concentrada nas perguntas e respostas. Retorne ao parágrafo quantas vezes for necessária até que se entenda o que o texto quer dizer.
Existem mais 10 (dez) dicas fundamentais para poder entender melhor um texto que são:
01. Ler todo o texto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03. Ler o texto pelo menos umas três vezes;
04. Ler com perspicácia, sutileza;
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Marcar a resposta correta apenas quando for entregar a avaliação.
Tipos de texto
Existe mais de um tipo de texto e como tal também tem suas técnicas de interpretação:
- Texto Narrativo
- Texto Descritivo
- Texto Dissertativo
Interpretar x Compreender
Interpretar é bem diferente de compreender um texto, e essa diferença deve ser respeitada em um exercício, por exemplo, pois na hora dos resultados faz muita diferença. Saiba como é feita cada uma delas:
| INTERPRETAR SIGNIFICA | COMPREENDER SIGNIFICA |
| – EXPLICAR, COMENTAR, JULGAR, TIRAR CONCLUSÕES, DEDUZIR. – TIPOS DE ENUNCIADOS • Através do texto, INFERE-SE que… • É possível DEDUZIR que… • O autor permite CONCLUIR que… • Qual é a INTENÇÃO do autor ao afirmar que… |
– INTELECÇÃO, ENTENDIMENTO, ATENÇÃO AO QUE REALMENTE ESTÁ ESCRITO. – TIPOS DE ENUNCIADOS: • O texto DIZ que… • É SUGERIDO pelo autor que… • De acordo com o texto, é CORRETA ou ERRADA a afirmação… • O narrador AFIRMA… |
Como estamos em época de vestibular, que tal colocar seus conhecimentos em prática? Então, fique ligado nesse exercício de interpretação que caiu na prova da UFRGS:
| Em 1952, inspirado nas descrições do viajante Hans Staden, o alemão De Bry desenhou as cerimônias de canibalismo de índios brasileiros. São documentos de alto valor histórico (…) Porém não podem ser vistos como retratos exatos: o artista, sob influência do Renascimento, mitigou a violência antropofágica com imagens idealizadas de índios, que ganharam traços e corpos esbeltos de europeus. As índias ficaram rechonchudas como as divas sensuais do pintor holandês Rubens.No século XX, o pintor brasileiro Portinari trabalhou o mesmo tema. Utilizando formas densas, rudes e nada idealizadas, Portinari evitou o ângulo do colonizador e procurou não fazer julgamentos. A Antropologia persegue a mesma coisa: investigar, descrever e interpretar as culturas em toda a sua diversidade desconcertante.Assim, ela é capaz de revelar que o canibalismo é uma experiência simbólica e transcendental – jamais alimentar.Até os anos 50, waris e kaxinawás comiam pedaços dos corpos dos seus mortos. Ainda hoje, os ianomâmis misturam as cinzas dos amigos no purê de banana. Ao observar esses rituais, a Antropologia aprendeu que, na antropogafia que chegou ao século XX, o que há é um ato amoroso e religioso, destinado a ajudar a alma do morto a alcançar o céu. A SUPER, ao contar toda a história a você, pretende superar os olhares preconceituosos, ampliar o conhecimento que os brasileiros têm do Brasil e estimular o respeito às culturas indígenas. Você vai ver que o canibalismo, para os índios, é tão digno quanto a eucaristia para os católicos. É sagrado. (adaptado de:Superinteressante, agosto, 1997, p.4) |
Questão da prova
Considere as seguintes informações sobre o texto:
I – Segundo o próprio autor do texto, a revista tem como único objetivo tornar o leitor mais informado acerca da história dos índios brasileiros.
II – Este texto introduz um artigo jornalístico sobre o canibalismo entre índios brasileiros.
III – Um dos principais assuntos do texto é a história da arte no Brasil.
Quais são corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e III
e) Apenas II e III
Resposta correta: B
Mas, não para por ai, se você quiser ficar fera em interpretar texto tem de estudar bastante, fazer muitos exercícios. Conheça também os cursinhos pré-vestibular que o iPED oferece a você! https://www.iped.com.br/cursinho-pre-vestibular


Confira alguns dos temas mais cobrados no ENEM
Como passar em qualquer vestibular estudando 30 minutos por dia?
Matérias de química para revisar antes do segundo dia do Enem
IFPE traz todos os detalhes do vestibular 2015
Dicas para continuar aprendendo nas férias