Candidatos que possam ser considerados como de grupo de risco para a Covid e que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão solicitar atendimento especial para fazer a prova em uma salada separada. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Inep, poderão solicitar este tipo de atendimento pessoas que se enquadrem nos seguintes quadros de saúde: asmáticos, obesos e doentes crônicos.

Grupos de risco para Covid poderão fazer prova em sala separada no Enem 2020

A ideia dos organizadores do exame é conseguir colocar todo este grupo em salas com uma quantidade reduzida de estudantes. Para garantir este direito, os estudantes que se enquadrem nestes requisitos poderão solicitar o atendimento especial através da central de atendimento, através do telefone 0800 6165161. Mas o prazo termina no dia 7 de janeiro.

Para os participantes idosos, que também são considerados como grupo de risco para a Covid, não existe a necessidade de procurar pela central para solicitar o atendimento especial. Isso porque o Inep já vai fazer essa separação a partir das datas de nascimento informadas no momento da inscrição. Todos os candidatos com mais de 60 anos serão colocados em salas separadas.

Mas o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussa, destaca que neste ano os cuidados serão gerais para todos os participantes. A ideia é realmente colocar menos estudantes dentro de cada uma das salas.

Grupos de risco para Covid poderão fazer prova em sala separada no Enem 2020

Além deste cuidado, vale lembrar que no edital do Enem deste ano os candidatos que tiverem com Covid-19 terão o seu direito assegurado de fazer a prova em uma nova data, de acordo com sua disponibilidade. Esse diagnóstico deve ser informado pelo estudante até a véspera da prova.

Além da Covid, estudantes que forem diagnosticados com outras doenças também devem se manifestar: coqueluche, difteria, varíola, influenza A e B, sarampo, rubéola, varicela e qualquer outra doença que seja de caráter infectocontagioso.