Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2024 devem encarar uma mudança significativa no modelo das provas aplicadas. As alterações foram aprovadas e divulgadas através de um parecer no Conselho Nacional de Educação (CNE) na última segunda-feira, dia 14 de março.

Enem mudará e terá duas fases e questões discursivas

O objetivo das alterações é fazer com que o Enem seja uma prova mais conectada com o Novo Ensino Médio, que começou a ser implantado nas escolas do Brasil ao longo deste ano de 2022. O projeto do Governo Federal afirma que até o ano de 2024 todos os anos de todas as escolas do país já estejam neste novo formato.

As provas do Enem passarão a contar com duas fases, com o seguinte formato:

• 1ª etapa: provas objetivas e interdisciplinares de conhecimentos gerais + redação
  • 2ª etapa: provas objetivas e discursivas de conhecimentos específicos

O primeiro dia de provas será composto por questões objetivas de múltipla escolha, mas sobre todas as disciplinas do ensino médio. As questões cobrarão mais habilidades interpretativas do que conteudistas e “conversarão” entre si, ou seja, serão interdisciplinares.

Enem mudará e terá duas fases e questões discursivas

Já o segundo dia de provas será composto apenas questões relativas à área que escolheu na inscrição do Enem. Serão quatro áreas: Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens e Códigos; e Matemática. Por exemplo, caso o estudante opte pela área de Ciências Humanas, as provas da segunda etapa teriam questões de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

A responsabilidade pela definição da área de cada curso será das próprias instituições de ensino.

Além disso, a segunda etapa deve ter questões discursivas, o que já acontece em alguns dos vestibulares mais concorridos do país, como Fuvest e Unicamp.