O Enem continua possibilitando a participação de treineiros, os estudantes que não possuem ensino médio completo e que possuam interesse em realizar a prova somente para auto avaliação, e recebem seus resultados 60 dias depois dos participantes convencionais. De acordo com o esclarecido através do Inep, nem todos os candidatos que possuem ensino médio precisam ser treineiros.

Quem são os obrigatoriamente treineiros?

Candidatos que tiverem menores de 18 anos na data da primeira prova que devem concluir o ensino médio no ano posterior a realização do exame. Estes candidatos não podem se utilizar do exame para ingressar em ensino superior.

Não são treineiros os candidatos que:

Não tiverem ensino médio, tenham 18 anos ou mais na data da primeira prova. Estes candidatos podem se utilizar do Enem para se candidatar as vagas de ensino superior, desde que antes tenham concluído o ensino médio através de provas de certificação específica, esta que será aplicada em via convencional.

Sobre as inscrições para o processo

As inscrições deverão ser realizadas entre as datas de 8 a 19 de maio, somente através do site do Enem. O pagamento deverá ser realizado até a data de 24 de maio, estão isentos de taxa de inscrição estudantes de escolas públicas que irão concluir o ensino médio no ano de 2017, os participantes de baixa renda que integrarem o CadÚnico e os que se enquadrarem na lei de número 12.799/2013, o que isenta de pagamento os que tiverem renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A taxa de inscrição fica no valor de R$ 81,14 reais a mais do que os R$ 68 do ano passado.

Para conferir por completo as mudanças que ocorreram nas provas, podemos citar o portal da instituição que pode ser consultado pelo site do ENEM.