Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

O Novo Enem é uma prova que tem o objetivo de avaliar o ensino médio do Brasil e também como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas do Brasil.

Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. Agora, a intenção é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

– Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
– Como primeira fase;
– Combinado com o vestibular da instituição;
– Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
– O aluno para realizar esta prova tem que estar cursando ou já ter terminado o ensino médio, pois ela exige algumas habilidades do aluno. Clique aqui e veja o que cai na prova

Faça aqui o download da primeira versão da prova do Enem 2009:

Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias
Prova II:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias

Download dos Gabaritos

Fonte: Ministério da Educação