O Enem 2017 contou com pelo menos 4,5 milhões de candidatos que aguardam de forma ansiosa a data de 19 de janeiro de 2018, onde será publicado o resultado das provas.

Confira 5 maneira de utilizar a nota do Enem

Com a pontuação em mãos, é possível que os estudantes possam pleitear vagas em instituições de ensino superior ou técnico sejam elas públicas ou privadas, ou ainda conseguir bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades particulares.

Conheça algumas formas de utilizar a nota do Enem para ingressar tanto em ensino superior como técnico.

O Sisu

Através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, as instituições federais, estaduais, bem como os institutos de tecnologia acabam por oferecer vagas para candidatos participantes do Enem. Para que eles possam se inscrever, basta que os candidatos tenham tirado uma nota maior do que zero nas redações, quanto mais altas forem as pontuações, maiores devem ser as chances de seleção.

O Prouni

Também chamado de Programa Universidade para Todos, oferece bolsas de estudos em modalidade integral e parcial. Para participar é necessário ter feito o Enem 2017 e ter desempenho de ao menos 450 pontos na média das provas, além de atender critérios de renda e escolaridade.

Fies

Confira 5 maneira de utilizar a nota do Enem

Conhecido como Fundo de Financiamento estudantil, ele subsidia as mensalidades dos cursos em instituições particulares em juros bem baixos com um prazo para o pagamento facilitado, o que começa apenas a contar após a conclusão do curso.

Pronatec

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, este oferece cursos de forma gratuita e uma das modalidades oferecidas é a de cursos técnicos subsequentes relacionados a alunos que concluíram o ensino médio e queiram fazer ensino técnico.

Ingresso direto

Contando com o resultado do Enem em mãos, será possível concorrer a vagas nas instituições sem a necessidade de prestar o vestibular. Muitas instituições se utilizam do Enem como substituição para a primeira fase de exames, outras como uma complementação da nota.