O tema “A Persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, apesar de conter importância inquestionável, assombrou as mentes de milhares (ou milhões) de formandos adolescentes no Exame Nacional do Ensino Médio realizado no final do ano passado.

Especulações sobre o próximo tema escolhido para a redação são recorrentes e inteligíveis, já que esta é a etapa com maior peso no cálculo da nota final no teste que pode ajudar a decidir, nos dias 5 e 6 de novembro, o futuro de milhões de jovens brasileiros.

Possíveis temas para a redação do ENEM 2016

Entre os mais cotados para a etapa de 2016, encontram-se a falta de água, as manifestações e mudanças políticas recentes, movimentos sociais, mobilidade urbana, preconceito racial, sustentabilidade econômica e ambiental das empresas, que se destacam sobre os diversos possíveis assuntos.

Ainda assim, são inesgotáveis as possibilidades de novos temas, sempre relacionados a grandes acontecimentos referentes ao ano em que ocorre a prova.

Assuntos mais difíceis do ENEM 2016

A crescente popularização das relações através das redes sociais; os recorrentes casos de doenças virais no País; Olimpíadas e Paraolimpíadas; sem esquecer dos assuntos relacionados aos direitos humanos, comumente selecionados para o desenvolvimento textual, são todos eminentes candidatos à temática deste ano.

Estrutura da redação

A grande preocupação no desenvolvimento da redação não pode ofuscar a visão dos estudantes aos cuidados com a estrutura textual. Se o enunciado exige que se escreva uma dissertação, uma dissertação deve ser entregue, e não uma narração ou uma descrição, o que pode zerar esta etapa do teste.

Além disso, quaisquer textos com menos de sete linhas ou que desrespeitem os direitos humanos (de conteúdo racista ou fascista, por exemplo) também são anulados durante a correção, por exemplo.

Não obstantes as dificuldades relacionadas ao conteúdo, não se deve considerar menos importantes os cuidados válidos com a execução da prova.

Assuntos mais difíceis do ENEM 2016

Desde o dia anterior, no qual aconselha-se a atenção com a alimentação, até obrigatoriedade da caneta esferográfica de cor (invariavelmente) preta e do documento com foto, são itens que podem comprometer os resultados até dos alunos mais preparados.

O site do Inep (disponível neste link), instituição responsável pelo Enem, lista várias dicas – úteis, em sua maioria – para os candidatos, como “O que levar no dia” e situações que causam eliminação do estudante. Também lá há um espaço dedicado às novidades sobre a prova, como a coleta de dado biométrico que será inaugurada em 2016.

Cada dia mais atraente aos jovens que pretendem ingressar no ensino superior nativo, o Exame é parte essencial da entrada em grande parte das universidades públicas nacionais e facilitador no ingresso de programas sociais de auxílio na educação, a exemplo do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).