Considerado por muitos como sendo o principal partido político do Brasil na atualidade, ao lado do PSDB e do PMDB, o Partido dos Trabalhadores, mais conhecido por sua sigla PT, é um partido que mudou muito desde a sua fundação, há 34 anos.

Portanto, vamos tentar entender um pouco mais como o PT se reinventou ao longo dos anos, deixando a imagem de partido de esquerda para se tornar o partido hegemônico que comanda o Brasil desde 2002.

Nascimento do PT

PT Nascimento

Oriundo dos movimentos de esquerda do final da década de 1970, o PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980 por um grupo de dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda e grupos católicos relacionados à chamada Teologia da Libertação.

Com viés socialista, o PT rapidamente se tornou o partido preferido por parte de quem tinha simpatia pelos movimentos de esquerda, e também por quem tinha ojeriza pelos setores da política brasileira que representavam parte do Regime Militar.

Para muitos especialistas, o que realmente fez com que o PT mudasse seu viés ideológico foram as três derrotas em âmbito nacional, ocorridas nas eleições presidenciais de 1989, 1994 e 1998.

Com essas derrotas, o partido do líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva, que foi o candidato nas três eleições, aprendeu que para ganhar no cenário político nacional, em muitos casos, é necessário fazer alianças com partidos de viés ideológico diferente.

E as principais consequências também foram vistas no marketing eleitoral, que mudou muito em virtude dessas derrotas, fazendo com que a imagem do PT e a imagem do próprio Lula também mudassem.

Vitórias do PT

PT lula

Com o aprendizado adquirido pelo PT por meio das três grandes derrotas em âmbito nacional, o partido se reinventou, com uma versão mais light de seu discurso histórico, e com um Lula também mais light, mais “paz e amor”, como se disse na época.

Pois grande parte dessa reinvenção foi motivada pelas três derrotas, e também pelas alianças e pelo marketing eleitoral, que fez com que Lula, por exemplo, mudasse sua imagem de radical sindicalista que assustava as elites, para uma figura mais bonachona e mais simpática.

Com isso, vieram as vitórias, tanto no pleito presidencial de 2002, quanto de 2006 e de 2010, culminando em três mandatos petistas na presidência da república, sendo dois com Lula e um com Dilma Rousseff, que está para tentar se reeleger nesse ano, mostrando que o PT realmente se reinventou ao longo dos anos.