Com a atual conjuntura política brasileira, que anda bastante tumultuada, cada vez mais pessoas têm buscado se informar não só sobre política, mas também sobre todos os elementos que a compõe, como os partidos que existem no Brasil. Tudo isso para saber como escolher a melhor opção para governar os mais diversos setores do país.

E é exatamente por isso que resolvemos reunir aqui uma lista com os cinco partidos políticos que são mais fortes no Brasil nos dias de hoje. É importante lembrar que eles são uma parcela mínima dos partidos eleitorais que hoje existem e que nem sempre a opção considerada mais forte é a melhor opção.

Ficou curioso para saber quais são? Continue lendo e confira. É importante ressaltar que a ordem dos nomes é aleatória e não está em ordem crescente ou decrescente de poder.

PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira

Com data de registro inicial de 1988, o PSDB é comandado hoje por Aécio Neves e é um dos grandes destaques dentro da discussão política brasileira. O espectro político em torno do partido é de centro-esquerda, mas nos últimos tempos o partido tem tomado uma orientação que o puxa para a direita, com políticas neoliberais baseadas na meritocracia.

legendas políticas mais fortes no Brasil

Hoje ele conta com 1.350.114 afiliados.

PT – Partido dos Trabalhadores

Outro grande destaque nas discussões políticas brasileiras e partido da atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o PT tem data de registro de 1982 e é comandado por Rui Falcão. O espectro político em torno do PT é de esquerda, com uma ideologia baseada no socialismo democrático. Algo que pode ser discutido e contraposto com suas atitudes atuais.

Conta com 1.587.882 afiliados hoje.

PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro

Com data de registro de 1981, o PMDB é o sucessor do Movimento Democrático Brasileiro, que se opôs ao Regime Militar de 1964. Comandado por Michel Temer, tem um espectro político de centro e é o partido com maior representação no Congresso Nacional. É também o partido do atual vice-presidente, Michel Temer.

Hoje conta com 2.351.936 afiliados.

5 legendas políticas mais fortes no Brasil

PP – Partido Progessista

O PP tem data de registro de 1995 e é mais novo do que os partidos mencionados acima. Seu atual presidente é Ciro Nogueira e ele pode ser considerado um partido com espectro político de centro, com ideologia baseada no progressismo.

Hoje conta com 1.414.630 afiliados.

PSB – Partido Socialista Brasileiro

Com data de registro de 1988, o PSB é um partido de esquerda, com ideologia baseada no socialismo democrático. Seu atual presidente é Carlos Siqueira. Hoje o partido conta com 582.211 afiliados, uma quantidade consideravelmente menor do que os partidos que já foram mencionados mais acima.