As eleições presidenciais têm sido alvo de uma série de comentários, especialmente por causa do crescimento da candidata Marina Silva, do PPS, bem como outras coisas e fatos que foram marcantes, como a morte do então candidato do PPS Eduardo Campos, no último mês de agosto, por exemplo.

Mas outro fator que chama a atenção das pessoas é a presença de candidatos menores, que costumam ser chamados de “nanicos”, de modo pejorativo, por parte da mídia especializada, e que figuram nos debates batendo de frente com os principais candidatos, como Aécio Neves, do PSDB, e Dilma Rousseff, do PT, que tenta sua reeleição.

Pois é para falar de um destes candidatos ditos “nanicos”, que vamos falar neste artigo, e o nome deste candidato é Levy Fidelix, um dos mais carismáticos de todos, que entra eleição, sai eleição, figura entre os presidenciáveis, mesmo sem apresentar a menor chance de conseguir a vitória.

Fidelix Levy

José Levy Fidelix da Cruz, mais conhecido como Levy Fidelix, nasceu no ano de 1951, no dia de 27 de dezembro, na cidade mineira de Mutum, filho de um comerciante do ramo dos transportes e de uma professora.

O jovem Levy se mudou para o Rio de Janeiro com o intuito de estudar, e ingressou na Universidade Federal Fluminense, onde cursou Comunicação Social, se tornando publicitário e jornalista.

Muito precoce, com 24 anos, Levy fundou a Staff Publicidade, sendo que ele também atuou como diretor de criação em outras duas agências de publicidade, a Art&Som e a Vogue Publicidade.

Como jornalista, foi colunista dos famosos jornais Última Hora e Correio da Manhã, onde foi redator da Coluna Contato, além de também ter atuado como revisor do Diário Oficial da União.

Também teve uma experiência na televisão, quando foi morar em São Paulo, onde trabalhou na TV Bandeirantes e no SBT, apresentando como âncora o programa especializado em informática TV Informátika entre os anos de 1984 e 1985.

Levy Fidelix

Levy Fidelix iniciou sua carreira política em 1984, quando aceitando um convite de Álvaro Valle, participou da fundação do Partido Liberal (PL), sendo que teve seu nome lançado à candidatura de Deputado Federal de São Paulo.

Trabalhou entre 1989 e 1990 como um dos assessores de comunicação de campanha à Presidência da República de ninguém menos do que Fernando Collor de Mello.

Em 1992 ele fundou o PTRB, que acabaria se tornando, em 1994, o atual presidente do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), sendo que por esta legenda, disputou a primeira de muitas eleições à Presidência da República, lançando, pela primeira vez, a sua mais famosa proposta, o Aerotrem, que o colocou no folclore brasileiro da atualidade.