Cresce a rejeição ao Partido dos Trabalhadores, segundo pesquisa realizada pelo Ibope.

De acordo com informações que foram divulgadas por eles na última sexta-feira (06), o PT é hoje o partido com maior rejeição no país, anotando 38%, de pesquisa que foi realizada na segunda quinzena de outubro e publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

Ainda assim, o resultado também garantiu algumas esperanças aos petistas, uma vez que também foi eleito como o partido preferido pela maioria dos entrevistados para essa mesma pesquisa.

Nas próximas linhas, falaremos um pouco a respeito dos principais recortes dessa pesquisa e do que é possível deduzir a partir dela.

Resultados da pesquisa a respeito dos principais partidos políticos do país

PT Rejeição

1# – O mais odiado – Como já falamos, o PT configura como o partido de maior rejeição, anotando 38% dos entrevistados da pesquisa.

2# – O mais querido – Curiosamente, o partido também ainda é aquele que possui maior número de adeptos. Ao todo, 12% dos entrevistados elegeram o partido como o preferido entre aqueles que foram relacionados pelo instituto.

Por esse resultado, é possível fazer uma estimativa que a cada três antipetistas, existe um petista no país.

3# – O segundo rejeitado – Ainda de acordo com a pesquisa, o PSDB ocupa a segunda colocação entre os mais odiados pelo brasileiro. Ainda assim com uma votação bem menos expressiva, de 8%, seguido pelo poderoso PMDB, com apenas 6%. Com uma margem de erro, podemos dizer que existe uma empate técnica entre ambos.

4# – Queda na popularidade – Vale ressaltar que, em outubro do ano passado, as vésperas da eleição que culminou com a vitória do PT e a eleição de Dilma Rousseff para seu segundo mandato (o quarto da sigla), o partido contava com uma imagem considerada “favorável” ou “muito favorável”, para 41% dos eleitores.

PSDB

5# – Análise do resultado – Esse resultado indica uma queda brusca na popularidade do partido que, como já era esperado para um governo que enfrenta uma crise econômica bem severa, pode estar vendo ruir a pretensão de continuar na presidência por mais um longo período, algo que ocorre desde 2003.

Ainda que os resultados favoráveis também sejam expressivos, um resultado tão desfavorável pode ser fatal em um segundo turno. De todo modo, vale lembrar que ainda tem muito chão até que tenhamos novas eleições presidenciais.

Na avaliação feita pelo próprio Ibope, “de outubro do ano passado para cá, a opinião contrária ao PT cresceu para 70%, enquanto o crescimento da opinião favorável é de apenas 23%”, nas palavras do próprio instituto de pesquisa.

PSDB e PMDB aparecem empatados com 50% de imagem “desfavorável” e “muito desfavorável”, sendo que 31% indicaram a imagem do PSDB como “favorável” ou “muito favorável” e 32% em relação ao PMDB.

6# – Primeira vez que o Ibope realiza tal pesquisa – Essa foi a primeira vez que o Ibope realizou esse tipo de pesquisa com uma pergunta bem específica: “De qual desses partidos você gosta menos?”