Falar sobre bullying dentro da sala de aula ainda é considerado como um desafio, tanto para os professores quanto também para os estudantes. Mas, em diversos casos, fica evidente a necessidade de se tratar do assunto de uma forma mais constante. Muitas vezes existem problemas em relação ao preparo que os educadores recebem para tratar do tema.

Existem diversas formas de falar sobre bullying sem fazer com que se pareça um grande sermão. Existem formas e métodos didáticos mais lúdicos interessantes que podem tornar o assunto mais palpável.

Existem algumas formas de tratar o assunto nas séries iniciais, quando eles ainda são crianças. Alguns livros podem ser interessantes para ilustrar o assunto. Confira algumas dicas:

Morango sardento, de Julianne Moore

O livro acompanha a história de uma pequena menina que recebe o apelido de “morango sardento” na escola. Ela acaba tomando uma série de medidas para evitar, incluindo tomar banho de suco de limão, tentando se livrar as pintinhas. No final, o livro ensina que as pessoas precisam aprender a conviver com suas características.

Pedro e o menino valentão, de Ruth Rocha

Este livro é considerado como um dos clássicos da literatura juvenil brasileira, acompanhando a história de Pedro, que tinha que enfrentar um menino muito maior sempre que ia comprar refrigerante para o almoço da família. O livro mostra as escolhas que as famílias fazem, as vezes, para evitar que os filhos passem por este tipo de coisa, e que nem sempre funciona.

Laís, a fofinha, de Walcyr Carrasco

Dicas de livros para trabalhar bullying dentro de sala de aula

Conhecido como autor de novela, Walcyr Carrasco também já escreveu algumas histórias infantis, como este livro. A personagem passa por situações terríveis na escola, como apelidos, humilhações e risadas. Mas Laís resolve enfrentar a escola toda quando uma oportunidade surge: a realização do seu sonho de ser atriz.

Lilás, uma menina diferente, de Mary Whitcomb

Uma obra bastante elogiada ao redor do mundo, e que ensina a observar a realidade com todas as suas sutilezas. A história de ‘Lilás’, uma menina ‘diferente’, também estimula na criança o uso da imaginação e os mecanismos de descoberta.