Transformar a escola em um ambiente acolhedor requer um bom planejamento, este que envolve uma série de ações, mas é possível ainda se tomar pequenas ações para garantia de que estes jovens se sintam confortáveis em escola.

O medo de revelar a orientação sexual

De acordo com pesquisas recentes, mais de 40% dos jovens se sentem inseguros em revelar este tipo de informação. Estes jovens normalmente possuem medo de sofrer repreensão, críticas e julgamentos, eles possuem medo de não serem aceitos, e todos querem ser aceitos.

Para resolver esta situação, vale a pena oferecer espaços de escuta, onde os estudantes se sintam seguros. A sexualidade é um assunto particular e deve ser tratada pelo próprio adolescente junto de sua família no momento que achar adequado. Procure não interferir, forçar ou denunciar a orientação sexual dos jovens ás famílias.

Xingamentos e agressões

Contra os gays este tipo de situação é comum, e quando se quer ofender um homem, geralmente temos uma educação sexista, onde utilizamos termos que afirmam que ele é tão fraco como uma mulher. Em situações graves, a violência ocorre através de brigas, ameaças e ataques inclusive á integridade física dos alunos.

Para resolver esta situação, vale a pena fazer um trabalho que foque na importância de respeitar as pessoas e não agredir os colegas independente de sua orientação sexual. É interessante também se questionar os modelos de comportamento masculino e feminino e mostrar que eles foram construídos ao longo do tempo.

Fui vítima de assédio sexual e agora?

Procure sempre discutir a sexualidade de forma aberta. Além disto, sempre deixe claro os limites entre paquera e assédio, procure pautar a discussão por valor de respeito ao corpo dos colegas, independente de gêneros. Limite também tudo o que for apropriado para o seu ambiente escolar, as regras precisam valer para todos os casais no caso de carícias exageradas, estas precisam ficar em ambiente privado.