Geralmente a incapacidade de lidar com os próprios sentimentos reflete-se nas marcas do corpo. Este tipo de sofrimento poderá estar associado a uma dificuldade ou mesmo situação onde os estudantes estão passando na escola. Entre as principais vias de prevenção temos as relações a manutenção de bem estar psicológico, os cuidados com o clima escolar, estímulo de autoconhecimento e criação de estratégias que possam facilitar o diálogo sobre as emoções, estes que são caminhos bem sucedidos para a prevenção.

Como o professor pode lidar com crianças que se automutilam?

Os praticantes de automutilação, também conhecidos como cutting, podem também ser ou ter sido por longos períodos alvos de bullyng, bem como abordagens relacionadas ao tema e atividades que possam melhorar a auto estima, o que poderá ajudar de forma significativa na prevenção do problema.

Ao descobrir que o aluno se corta, o primeiro passo é procurar manter a calma, é importante ter uma atitude relevante e acolhedora para entender de onde está partindo o comportamento, já que uma reação excessiva poderá fazer a pessoa se sentir ainda mais sozinha. Antes que ocorra uma preocupação com o que dizer, é importante que se escute de forma ativa e sem julgamentos.

Mesmo que não ocorra uma situação de transtorno psiquiátrico, normalmente existe uma tristeza envolvida, e o educador precisa contar com uma grande sensibilidade ao procurar saber o que acontece com o jovem, e uma pergunta importante é relacionada ao fato do jovem ter pensamentos suicidas.

Como o professor pode lidar com crianças que se automutilam?

O processo de empatia é sempre muito importante para que estudantes possam se sentir confortáveis para compartilhar como se sentem, e o que está ocorrendo. Os pais precisam ser comunicados da situação somente quando existir risco para a saúde ou vida do jovem, ou ainda quando existe autorização para evitar quebrar elos de confiança.