Política é um assunto muito delicado e sério para se tratar dentro da sala de aula, mas não deveria ser um tema proibido. A mente dos alunos quando se ainda está na instituição educacional está sendo formada, logo é inviável que o professor prolifere um discurso preconceituoso ou mais a favor de um partido político ou doutrina, por exemplo.

Afinal, dependendo da idade do aluno, ele pode ser muito influenciado e até mesmo os pais não podem gostar de saber que um tal professor ensinou política.

O problema é como ensinar esse tema tão controverso e embaçado para mentes jovens, que querem e precisam mudar o futuro da nação para que tenha mais progresso, mais educação e mais investimento!

Dicar para ensinar política nas escolas

Politica Ensinar

O primeiro passo seria ensinar a história dos principais partidos brasileiros para que os alunos possam ter em mente as diferenças e os argumentos de cada partido, justamente para que na hora de votar, eles saibam o que cada partido defende e critica.

Mais que isso seria elencar na história do Brasil, os partidos que foram mais eleitos e as diferentes funções entre os candidatos deputados estaduais, deputados municipais, senadores, vereadores e assim por diante. Aliás, os alunos precisam ser críticos em relação ao modo como o Brasil evoluiu, observando atenciosamente o período desde a monarquia até a política com café com leite e a ditadura brasileira.

O segundo passo é mostrar em uma aula expositiva algum documentário, reportagens e filmes que retratam a política para que os alunos possam visualizar esse tema na prática. O terceiro passo é trazer para sala de aula os movimentos estudantis no quesito de instigar os argumentos dos alunos, se, por exemplo, “deve ou não ir para a rua”.

Ensinar Política

Mas, a linha é muito tênue dentro da sala de aula, por isso o professor deve ser totalmente imparcial para que avalie também imparcialmente a opinião do aluno em uma prova.

O aluno, acima de tudo, deve estar ciente de como está a política brasileira devido aos fatos e comprovações, as quais o professor pode trazer na sala de aula para mostrar e exemplificar a situação real do país. É preciso que se ensine política com o objetivo de o aluno ser mais consciente na hora do voto e na hora de escolher o seu candidato. Então, é interessante que aproxime do aluno essa temática delicada e tão complicada. Não pode deixar ele cego, mas não pode influencia-lo.