Ao longo de todos os anos de escola, em todas salas de aula, é possível observar sempre os mesmos grupinhos:

• Nerds e CDFs – Estudam bastante, tiram boas notas;
  • Populares – Gostam de festas, fofocas e de roupas da moda;
  • Antissociais – Não gostam muito de conversar e tem poucos amigos.

Apesar de serem três panelas distintas, há algo que os liga: lição de casa. Os Nerds e CDFs fazem as lições, e os populares e antissociais pedem para eles a fim de copiar no caderno e garantir a nota.

Copiar lição é muito feio e deveria, sim, ser evitado. Mas dizer esta frase não prova nada. Então, continue lendo!

3 motivos para não copiar lição dos amigos

Por que você não deve copiar lição dos amigos

Dentre centenas de motivos que provam que copiar a lição dos amigos não é legal, separamos os 3 que são os mais decisivos e diretos, causando problemas e malefícios para a pessoa que copia. Se você é daqueles que passa lição, comece a dizer “não”. Caso a pessoa seja sua amiga de verdade, ela não ficará ofendida, e você saberá quem são os colegas querendo apenas se aproveitar de você.

Deixe nos comentários a sua opinião sobre isso! Nós esperamos por sua participação.

1# – Não aprende

O aluno que apenas copia lições não consegue aprender a matéria! É simples: se ela não pratica, dificilmente fixa todo o conteúdo na mente. Principalmente, matemática, onde o treino é essencial para compreender as fórmulas e decorar as equações.

O professor e quem fez a lição não estão sendo prejudicados! A pessoa quem copia que está, pois ela que tirará nota vermelha e não aprenderá tudo que poderia. Pense nisso.

2# – Não terá ajuda deles na prova

Todos os seus amiguinhos mais inteligentes podem fazer as lições e dar para você copiar. “Que ótimo! Eles ficaram duas horas pensando, e eu estou copiando em 20 minutos!”. No entanto, na hora da prova, eles saberão resolver todas as questões, enquanto você ficará esperando que as informações caiam do céu.

Não adianta fazer as lições por meio de cópias. Elas servem para auxiliar na fixação do conteúdo, então, se você não respondê-las, as chances de ir mal na prova são altas! Além disso, vale lembrar que na hora da avaliação, ninguém vai se arriscar para passar cola para você, não, pois se ambos são pegos, os dois ficam zerados.

3# – É desonesto

Por fim, este motivo é mais para reflexão: reclamamos tanto dos nossos políticos e afins, dizendo que eles são desonestos e só querem o melhor para eles, passando por cima do povo, mas nós também fazemos o mesmo, só que sem estar na política.

Copiar as lições para tentar enganar o professor e conseguir nota de maneira injusta é desonesto, sim, e quem pratica para depois reclamar dos problemas do Mundo, também é hipócrita.

São as pequenas ações que fazem de nós o que somos. Quem começa com lição, logo evolui e faz coisas cada vez piores para conseguir ludibriar e garantir o que quer. Faça as lições ou aceite as consequências; chega de copiar!