Quando as crianças são matriculadas na escola ainda crianças, a maioria delas estuda pela tarde, pois os pais têm dó de acordá-las logo cedo, sair no frio e ficar com soninho na sala de aula. Depois que crescem mais um pouco, muitas mudam para o período da manhã e outras continuam estudando de tarde. Quando adolescentes, há ainda a possibilidade de estudar de noite, igual em faculdade.

Ou seja, ao longo da vida todas as pessoas têm a possibilidade de estudar em três períodos! O que vai ditar as escolhas são os pais e os horários que a pessoa se sente melhor para estudar. Cada um é diferente do outro, tem facilidade para um horário que outro tem dificuldade, por isso não existe o melhor de todos.

Além disso, há a necessidade destas pessoas organizarem os horários de acordo com o tempo de transporte, emprego, etc. Agora, se você tem disponibilidade para estudar nos três horários, veja abaixo qual o ideal para você!

Qual período é melhorar para estudar?

Dentre os três períodos disponíveis para estudos, você pode organizá-los da maneira que achar melhor. Por exemplo, ensino médio pode ficar no período da manhã, o cursinho durante as tardes e o curso de idioma a noite.

O lado ruim de ter um calendário cheio é a inviabilidade de estudar extraclasse, o que torna a rotina muito cansativa e pesada. Quando estiver em período de provas, ficará difícil ter tempo para tudo e para lazer, também.

Veja abaixo o lado bom e ruim de cada período e escolha o que mais combine com você!

Há melhor horário para estudar

De manhã

Acordar cedo todos os dias não é uma tarefa fácil para todos. Além disso, pesquisas mostram que as pessoas apenas conseguem raciocinar claramente a partir das 9 horas, ou seja, na metade do período da manhã.

Apesar disso, no futuro ela terá que trabalhar neste horário, então é sempre bom ir se acostumando. Pensando na organização do dia, voltar para a casa antes do almoço e ter todo o período da tarde e da noite livres é bastante interessante e produtivo.

De tarde

Quando o sono bate, quase sempre é durante à tarde, principalmente entre as duas e três horas. Além disso, neste horário o sol está o mais quente possível, então fica meio desgostoso sentar-se na cadeira e ouvir uma aula entediante por 4 horas consecutivas.

O lado bom é que dá para acordar um pouco mais tarde, como, por exemplo, às 9 horas da manhã. No entanto, quando tiver lição para fazer, terá que acordar cedo do mesmo jeito, então é preciso se organizar bastante para não perder os benefícios.

De noite

Por fim, o período da noite é o mais desgastante de todos. Depois de um dia totalmente cansativo no trabalho, por exemplo, ficar sentado até às 11 horas da noite é bastante desmotivador! Sem dizer que o cansaço bate e você perde até o foco na aula.

O lado positivo é que de noite o clima é ameno e mais silencioso, então fica mais gostoso para curtir a aula, apesar de que esta calmaria dá mais sono ainda!