Você não possui curso de Inglês e sabe que esse idioma é essencial no mercado de trabalho. Mais: vai fazer uma seleção que exige conhecimentos básicos no idioma, especialmente para fins de leitura. O que fazer? Cursos gratuitos na internet e algumas horas de estudo podem auxiliá-lo nesse aspecto.

Outra importante dica dos estudiosos é quanto ao uso de técnicas específicas de leitura. Vamos apresentar importantes informações sobre o assunto. Acompanhe!

Cognatos ou palavras transparentes

cognatosA primeira leitura de um texto em inglês já nos aponta que algumas palavras possuem uma ligeira semelhança com o nosso idioma “mãe”: o português. É o caso de telephone, question, training. Palavras com essa semelhança e significado parecido são chamadas de cognatos ou palavras transparentes.

Como o português é derivado do latim e o inglês possui várias palavras originárias do latim, explica-se assim a semelhança. Essa é uma forma rápida de compreender um pouco do assunto tratado em um determinado texto.

Por outro lado, também há uma lista de palavras no inglês que possuem semelhança com a grafia da língua portuguesa, mas que apresentam significados diferentes. É o caso dos falsos cognatos. Nesse caso, o aluno deve ficar atento e sempre fazer uso do dicionário para esclarecer possíveis dúvidas. Vamos aos exemplos? Confira: tenant (inquilino), fabric (tecido) e realize (perceber).

Pistas tipográficas e outros recursos

Depois de analisar os cognatos do texto, comece a observar quais palavras mais se repetem ao longo da produção textual. Essas palavras possuem relevância no assunto geral que está sendo tratado.

Há, ainda, algumas pistas tipográficas: datas, números, tabelas, gráficos e especialmente figuras. A própria forma da escrita pode dar pistas sobre a compreensão textual. O uso de reticências, do negrito ou itálico e mesmo as aspas e parênteses apontam sobre o objetivo do autor em relação ao ritmo do texto.

Skimming

No salão de beleza ou quando você aguarda uma consulta médica é muito comum folhearmos algumas revistas. Nesse tipo de leitura, “passamos os olhos” pelo conteúdo. Ou ainda escolhemos outro modelo e acompanhamos os assuntos por partes. Esse tipo de leitura é chamado de skimming. O termo skim vem de deslizar sobre a superfície. É assim que você pode fazer uso do skimming em inglês. Para se atentar a apenas alguns aspectos do assunto.

Em resumo, mesmo sem uma tradução completa, você consegue compreender de qual assunto o texto está tratando.

Scanning

técnicas de leitura em inglêsA outra técnica de leitura bastante utilizada é chamada de scanning. Scan vem de escanear, examinar, sondar ou explorar. Nesse caso, você vai varrer o texto à procura de uma determinada informação.

Com essas dicas, você já ficará muito mais confiante para enfrentar um texto mesmo sem ter um curso completo em inglês. Por outro lado, essas técnicas sozinhas não vão te garantir um embasamento necessário para maiores avanços. Nesse caso, valem os estudos com os assuntos de gramática e também o acúmulo de vocabulário. Para isso, pode utilizar técnicas como traduções, uso de músicas e até mesmo conversa com pessoas que já dominam bem o idioma.