Na escola, sempre vemos que há pessoas com facilidade para humanas e outras com mais facilidade para exatas. Cada um deles apresenta dificuldades em relação ao oposto, o que é totalmente normal, pois cada cabeça funciona de um jeito único e especial.

Portanto, caso você tem dificuldades para interpretar textos, muito provavelmente sofre bastante com as aulas de Filosofia. O professor parece explicar teorias loucas e bizarras, as leituras são confusas e você sai da aula sabendo menos do que quando entrou na sala.

No entanto, Filosofia não precisa ser tão complicada, não. Há métodos bastante eficazes e bem simples de serem aplicados para que você compreenda tudo que o professor diz. E são eles que você conhecerá abaixo!

3 dicas para estudar Filosofia

Como estudar Filosofia

O primeiro passo é tirar da mente que entender filosofia é difícil. Quando você é pessimista e acredita em algo, ninguém fará você acreditar no contrário. Coloque em sua mente que você aprenderá filosofia, e mais facilmente você entenderá nossas dicas.

Pedimos, também, boa vontade, pois sem ter gana por aprender, não há estratégia que funcione, não é mesmo? Além disso, motivação é essencial para garantir as boas notas. Sem mais delongas, confira nossas dicas de como estudar filosofia!

1# – Leia resumos dos livros

Quando o professor passar algum livro de filosofia para você ler, não comece por ele, mas, sim, por resumos! Ao ler textos resumidos sobre o livro, com uma linguagem de fácil compreensão, você entenderá o básico sobre a obra. Assim, quando for lê-la, já saberá do que se trata e conseguirá captar os detalhes.

Simplificando: ao entender sobre o que a obra se trata, você não ficará perdido em meio aos devaneios do autor ou linguagem rebuscada.

2# – Compreenda a linha de pensamento do autor

Quando tiver que ler obras e textos sobre algum determinado filósofo, comece lendo sobre a sua biografia, linha de pensamento e o que ele defendia. Desta maneira, você compreenderá tudo o que ele quis dizer no texto.

Livros filosóficos costumam ter ironias, no entanto, muitas passam despercebidas, pois o leitor não sabe sobre o autor e sua posição perante aquilo que comentou. Comece sabendo mais sobre o filósofo em questão e depois avance para a obra!

3# – Abra a sua mente para ideias divergentes

A filosofia surgiu para encontrar a verdade absoluta, ou seja, uma resposta que definisse todas as questões. Todavia, ninguém a encontrou ainda, se ela realmente existe. Portanto, todos os filósofos têm liberdade para falarem e escreverem o que quiser. Nesta área de estudo, não há o certo ou errado, mas, sim, visões que se complementam ou se divergem totalmente. E é justamente isso que confunde o aluno!

Logo, se você quiser entender a filosofia, primeiramente precisa se livrar da ideia de que existe algo certo ou errado. Tudo depende do ponto de vista utilizado, do momento histórico e de diversos outros detalhes!

Abra a sua mente, leia bastante, busque se informar em diversas fontes sobre determinado assunto e crie o seu ponto de vista. Tornando isso um hábito, você perceberá mudanças na forma como estuda filosofia.