Sócrates nasceu em Atenas e iniciou os estudos sobre a natureza da alma humana e a busca do conhecimento e do auto-conhecimento influenciado por Anaxágoras.

É dele o famoso lema “Conhece-te a ti mesmo”. Considerado um dos fundadores da filosofia ocidental, ele também é um filósofo grego.

Considerado em sua época como o mais sábio dos homens, julgava-se imbuído da missão divina de converter os cidadãos de Atenas a uma grande dose de sabedoria e de virtude.

Para que as pessoas reconhecessem a sua própria ignorância, Sócrates usou o diálogo como o método.
Não deixou nenhuma obra escrita. Seu pensamento só pode ser conhecido até hoje por meio das obras de Platão e Xenofonte, seus discípulos, que escreveram sobre seus ensinamentos.

Platão idealizava o mestre, enquanto Xenofonte abordava as teorias socráticas de forma mais realista. Sócrates costumava também questionar as tradições gregas, entre elas os costumes diários dos cidadãos e suas crenças, inclusive nos deuses.

A sua inteligência para pensar e o talento para a oratória o tornaram popular entre os jovens atenienses, o que despertou a atenção e a irritação dos cidadãos poderosos e conservadores da cidade.

Denunciando-o como subversivo por não acreditar nos deuses gregos, por introduzir novos deuses e, principalmente, por corromper a juventude, foi condenado a suicidar-se bebendo uma mistura que continha a erva venenosa cicuta.