A escolhas que fazemos em relação a vida profissional costumam angustiar muitas pessoas. Afinal de contas, nem todo mundo nasce com a certeza do profissional que deseja ser no futuro. Além disso, mesmo quando as pessoas sabem o que querem fazer não significa que necessariamente elas saibam onde querem chegar.

Saiba mais sobre o processo de Mentoria Profissional

Para estes casos, as chamadas mentorias profissionais realmente podem ser interessantes para esclarecer algumas dúvidas e conseguir trilhar um caminho que seja interessante para fazer com que as pessoas realmente cheguem em um lugar.

Essa técnica também é chamada de Mentoring, e consiste basicamente no apoio de um profissional experiente cuja missão é principalmente aconselhar e orientar alguém que seja mais jovem ou que tenha menos tempo de carreira, para que a mesma consiga tomar as decisões que sejam mais acertadas.

A mentoria profissional pode acabar oferecendo uma grande quantidade de vantagens para as pessoas que possuem dúvidas, principalmente no começo do seu caminho, o que acaba sendo geralmente durante o período entre o final do ensino médio e os primeiros anos do ensino superior.

Saiba mais sobre o processo de Mentoria Profissional

Na hora de escolher um profissional para realizar a mentoria profissional, é mais recomendado que as pessoas realmente escolham aqueles que contam com mais experiencia, especialmente se for em uma determinada área profissional. Como cada atividade geralmente conta com suas características, estes profissionais poderão acabar fazendo com que o jovem enxergue coisas que ainda não estão bem claras em relação a sua profissão.

Uma outra vantagem dos processos de mentoria profissional é o processo de identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos tanto dos candidatos quanto do caminho que foi trilhado até aquele momento pelo profissional em questão. Essa análise pode ser feita, até mesmo, em relação a trajetória estudantil feita até o momento.

Algumas habilidades também podem acabar sendo desenvolvidas durante as sessões. Por exemplo, para determinadas atividades, senso de liderança é considerado fundamental. No caso do jovem não ter dentro de si estes direcionamentos, o profissional mais experiente pode ajudar.