Uma das maiores possibilidades de carreira para o profissional que é formado na área de Artes Plásticas é estar habilitado para criar obras de arte, se utilizando de diversos elementos visuais, entre eles gravuras, pinturas, esculturas, colagens, entre outras alternativas. Este profissional poderá empregar diversos materiais em uma mesma composição entre eles gesso, papel, madeira, tinta, argila, metais e ainda programas de computador para que possa criar virtualmente as suas peças antes de as criar fisicamente.

Saiba mais sobre a carreira de artes plásticas

Além da possibilidade de criar suas próprias peças de arte, estas que poderão ser expostas em galerias, museus ou mesmo nos lugares públicos, os artistas plásticos poderão atuar no processo de restauração de obras e de objetos mais antigos, mantendo desta forma as suas características originais.

O profissional ainda poderá atuar como ilustrador, criando assim desenhos para livros, revistas ou mesmo jornais, outra alternativa interessante é procurar aplicar técnicas de animação para criar vinhetas, ilustrações e desenhos animados tanto para a televisão como a internet.

Qual o perfil deste profissional?

Com relação ao perfil deste profissional, quem tem interesse em seguir esta profissão, deverá gostar de arte de uma forma geral.

Além de ter afinidade com desenho e pintura, o que é importante para o desenvolvimento completo de suas habilidades de artes.

Para que este profissional se mantenha sempre criativo, é interessante que o profissional seja bastante observador, tenha um grande senso crítico, e esteja acima de tudo atento a todos os tipos de expressões artísticas, entre elas cinema, o design, o teatro, a moda, entre outras coisas.

Como está o mercado de trabalho para quem atua nesta área?

Saiba mais sobre a carreira de artes plásticas

A área de artes plásticas está fortemente representada no nosso dia a dia. E não apenas em museus, mas em galerias, centros culturais, já que um artista plástico poderá encontrar diversas oportunidades de empregos em agências de comunicação visual, emissoras de televisão, escolas de artes, galerias de arte, museus, universidades, fundações, entre diversas outras coisas.

Conheça algumas das melhores instituições que oferecem este curso

• Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)