A palavra Psicopedagogia é a junção de Psicologia e Pedagogia, duas áreas com metodologias diferentes, mas, que juntas podem ser importantes para o aprendizado de uma criança. É uma área que identifica e trata de dificuldades encontradas por crianças nas atividades escolares.

Formação

Para atuar nesta profissão, é preciso se formar em Psicopedagogia (graduação ou Pós); o curso tem duração de quatro anos e está dividido em duas áreas: Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia institucional, além disso, o curso é composto tanto por partes teóricas como: psicologia do desenvolvimento humano e da aprendizagem, e práticas, como diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica e institucional.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o psicopedagogo é amplo, ele pode depois de formado trabalhar nas seguintes áreas:

Área Clínica

Montar sue própria clínica, atender individualmente seus pacientes, diagnosticando sintomas, distúrbios de aprendizagem e dificuldades.

Educação Continuada

Esse profissional é especifico para trabalhar em locais onde as crianças estão afastadas a muito tempo de ambientes escolares, sua função é auxiliar nas matérias e aprendizagem.

Orientação pedagógica

Dar assistência a professores, resolver questões ligadas a métodos de ensino e abordagens pessoais, criar um plano para facilitar o aprendizado do aluno.

Recursos Humanos

Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs nos processos de aprendizagem de seus funcionários e na harmonia no ambiente de trabalho.

Remuneração

Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia, o salário inicial deste profissional é de R$ 2.200,00 (30 horas semanais) e a partir de R$ 90,00 por sessão.

Que tal fazer cursos grátis nessa área?

Clique aqui para fazer um curso grátis agora mesmo!