Colégio Web

O que é texto?

Publicidade

A palavra texto é bastante usada na escola e também em outras instituições sociais que trabalham com a linguagem. Apesar de ser muito usada a palavra “texto” não é fácil de ser entendida.

Muitas pessoas dão vários significados a ela, mas na verdade texto é: todo um organizado de sentido, delimitado por dois brancos e produzido por um sujeito num dado tempo e num determinado espaço, ou seja, o texto não é um monte de palavras, frases colocadas umas depois das outras, mas um CONJUNTO de frases “costuradas” entre si.

Por isso, o sentido de cada frase e de cada palavra depende da outra para fazer sentido, ou seja, o sentido de cada frase depende do contexto, entendido como a unidade maior que compreende uma unidade menor – a oração é o contexto da palavra, o período é o contexto da oração e assim sucessivamente.

O contexto pode ser explícito (quando é exposto em palavras) ou implícito (quando é percebido na situação em que o texto é produzido).

Veja o exemplo:

 

1)      Marcelino é um bom atacante, mas é desagregador.

2)      Marcelino é desagregador, mas é um bom atacante.

Esses períodos relacionam diferentemente as orações. No primeiro, a oração é desagregador é introduzida por, mas, enquanto que no segundo é a oração é um bom atacante que é iniciada por essa conjunção.

O sentido é completamente diferente, pois o, mas introduz o argumento mais forte e, por conseguinte, determina a orientação argumentativa da frase.

Isso significa que a primeira frase quer dizer que: não quero o jogador no meu time, já na segunda frase: acredito que todos os seus defeitos devem ser desculpados.

Tipos de texto

Se o texto é um todo organizado de sentido, ele pode ser Verbal, visual (um quadro), verbal e visual (um filme), sonoro (uma música), etc.

Mas em todos esses casos ele será delimitado por dois espaços de não-sentido, dois brancos, um antes de começar o texto e outro depois.

É o branco do papel; é o tempo de espera para que um filme comece e o que está depois da palavra “fim”; é o silêncio que precede os primeiros acordes de uma melodia e que sucede às notas finais e etc.

 

 

Que tal fazer cursos grátis nessa área?

Clique aqui para fazer um curso grátis agora mesmo!

Bons Estudos!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados