Falta pouco tempo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova consiste em avaliar o desempenho dos alunos nos últimos três anos do ensino básico. Com tantos conteúdos para estudar, fica difícil saber quais são os temas que caem na prova com mais frequência. Nos dias mais próximos às provas, a dica dos professores é revisar aqueles temas que estão presentes nas últimas edições para garantir um bom resultado.

Para otimizar os estudos e revisar aqueles conteúdos vistos no cursinho ou estudando em casa, listamos os 3 temas que sempre caem nas provas do Enem. Lembre-se: as provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. Leve canetas esferográficas de material transparente na cor preta, documento de identificação com foto e não se atrase! Boa sorte!

3 Temas que sempre caem nas provas do ENEM

1 – Globalização

Os alunos devem dominar vários temas ligados à globalização. Consumo de bens e serviços, tecnologias sustentáveis, uso de matérias-primas e recursos naturais, disseminação de populações e culturas são tópicos presentes nas últimas edições das provas. Algumas questões podem exigir que o aluno faça tenha capacidade de realizar análises comparativas entre regiões, países, ou demandas de fluxos.

2 – Linguagem e leitura

O ENEM avalia a capacidade de interpretação de texto e leitura do aluno. Em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é preciso ter muita atenção. Os tópicos mais presentes são: gêneros textuais, funções de linguagem, norma culta e popular, figuras de linguagem e literatura. Dica: leia com bastante atenção os textos de apoio de todas as questões.

3 – Matemática

Temida por muitos alunos, a prova de matemática possui vários níveis de dificuldade. Com muitos gráficos, tabelas, infográficos e equações, é preciso ter muito cuidado ao fazer a leitura e interpretação destes tópicos: funções, cálculo da área, volume e perímetro, seno, cosseno e tangente, probabilidade, análise combinatória, porcentagem, progressão aritmética e geométrica e estatística básica. Assim como nas outras áreas, as questões de matemática também possuem texto de apoio que facilitam o entendimento e exigem análise.

3 Temas que sempre caem nas provas do ENEM

Dicas para se dar bem

Alguns passos indicados por professores e educadores podem ajudar a alcançar o sucesso nas provas:

-Treine suas habilidades de leitura e interpretação de texto lendo jornais e revistas. Além de treinar a capacidade, estes veículos podem trazer informações sobre o tema da redação;

-Reduza o ritmo de estudo nas semanas que antecedem às provas. Entupir-se de conteúdo de última hora não garantirá bons resultados;

-Na véspera do exame procure fazer alguma atividade relaxante para “descansar o cérebro”. Estar cansado e estressado durante a prova atrapalha seu desempenho.

-Tenha uma alimentação leve nos dias das provas. Refeições leves e saudáveis evitam qualquer desconforto. Evite doces e alimentos gordurosos durante a realização das provas.

-Durante a realização da prova, faça exercícios de respiração para aliviar a tensão.

-Não se atrase! As provas começam às 13h (horário de Brasília) nos dois dias. Evite imprevistos, faça o trajeto do local com antecedência. Pesquise sobre transporte público precisará usar ou qual a melhor e mais rápida rota para ir de carro.