Colégio Web

3 Cuidados para se ter em um vestibular concorrido

Quem nunca ouviu uma história de um estudante que, para entrar na faculdade, estudava 10 horas por dia, e deixou de ver os amigos? Descubra a solução aqui!

Publicidade

O fim do ano vai chegando e com ele a tensão que só quem vai prestar um vestibular que é conhecido por ser extremamente concorrido sabe como é. Afinal de contas, são estas provas – que são conhecidas como vestibulares – que vão definir se você vai ou não conseguir cursar o curso que deseja e na faculdade que deseja.

Se entrar em uma faculdade já não é algo simples em universidades particulares, nas universidades públicas, que contam com os vestibulares mais concorridos do país, essa tarefa pode virar uma verdadeira jornada desgastante, que muitas vezes não culmina em um final feliz com um nome na lista de aprovados, mas sim com uma rematrícula em algum cursinho pré-vestibular.

vestibular concorrido

E é exatamente pensando nisso que nós separamos aqui uma pequena lista com três cuidados que todo estudante deve ter na hora de prestar um vestibular concorrido, tudo para que consiga aumentar as suas chances de ser aprovado e deixar para trás de uma vez por todas a tensão, o estresse e o verdadeiro martírio que é para muitos estudantes conseguir ser aprovado em uma faculdade pública, tarefa que requer muito esforço e dedicação.

Não abandone a vida social

Uma tendência muito comum entre os estudantes que se preparam para vestibulares muito concorridos é abandonar durante o ano de maneira completa o convívio social, dedicando todo o tempo livre para estudar o conteúdo aprendido no cursinho, de maneira a conseguir aumentar as chances de se passar no vestibular.

Afinal de contas, quem nunca ouviu uma história de um estudante que, para entrar na faculdade, estudava 10 horas por dia e deixou de ver os amigos por um ano?

Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, isso nem de longe é o ideal e, pelo contrário, pode inclusive aumentar as chances de resultados negativos pois abdicar do convívio social no período de estudos acaba por aumentar o nervosismo e não dar resultado algum.

Faça provas antigas

vestibular concorrido

Uma boa pedida para quem deseja conseguir uma vaga nas principais faculdades do país é resolver provas de vestibulares antigos. Isso porque, mais do que apenas treinar os exercícios das diversas matérias contempladas no vestibular, isso também é uma forma de pegar o jeito de cada prova.

A dica aqui é se concentrar nas provas antigas do vestibular que você deseja passar. Ou seja, se é a USP que você deseja, comece a fazer as provas antigas da Fuvest.

Mantenha-se atualizado

Mais do que apenas estudar aquilo que vem nos livros da escola, é importante para garantir uma vaga nos grandes vestibulares que você estude atualidades. Isso porque, mais do que apenas ganhar algumas questões que lidam com este assunto, é uma forma de ganhar conteúdo para a hora de escrever as redações.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados