Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Botânica » Reino Plantae
31/05/2012 18:05

Reino Plantae

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

O reino plantae é formado por todas as espécies de plantas. Ele abrange os seres eucariontes, pluricelulares, autotróficos, que executam a fotossíntese.

O organismo vegetal é constituído por células. A estrutura do organismo das plantas constitui os seguintes órgãos: a raiz, o caule, a folha, a flor, o fruto e a semente. 

As plantas se dividem em dois grupos: 

Criptógamas: as estruturas produtoras de gametas destas plantas não são bem visíveis. 

fanerógamas: as estruturas produtoras de gametas destas plantas são bem aparentes. 

As criptógamas são divididas em três grupos:
 
Talófitas: As talófitas são chamadas de algas pluricelulares, são plantas que tem um corpo na forma de um talo, e sua estrutura não difere da raiz, caule e folha. 

Briófitas: Não possuem vasos condutores de seiva. 

pteridófitas: Possuem vasos condutores de seiva. 

As fanerógamas são divididas em dois grupos: 

gimnospermas: são plantas que só produzem flores e sementes. 

angiospermas: são plantas que através de seus órgãos como, raiz, caule, folhas, flores e sementes produzem frutos que servem de alimentos. 

As angiospermas são divididas em dois grupos: 

O que faz a diferença nestes dois grupos é a quantidade de cotilédones nas sementes. Os cotilédones são folhas embrionárias, que possuem os elementos nutritivos da planta. 

Monocotiledôneas: são frutos que possuem na semente apenas um cotilédone. Exemplos: cebola, abacaxi, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, milho, etc. 

Dicotiledôneas: são frutos que possuem na semente dois cotilédones. Exemplos: Vitória-régia, eucalipto, abacate, morango, pêra, maçã, feijão, goiaba, jabuticaba, algodão, cacau, limão, maracujá, cacto, mandioca, batata, tomate, café, abóbora, melancia, etc.





Você também vai querer ler...

Comente!

Que tal ajudar?

Ajudamos milhões de estudantes todos os meses, levando conteúdo educacional, de graça. Faça uma doação e ajude a manter o projeto. Clique no botão ao lado.