A planta não vive sem a raiz, pois é ela quem vai absorver do solo a nutrição necessária para que o vegetal sobreviva. De outro lado, ela ainda faz reservas várias de nutrientes também conhecidos como tubérculos.

No vegetal sem semente, a raiz se desenvolve no primeiro estágio quando o esporófito está crescendo. Já naqueles com sementes, a raiz passa a se originar no embrião. É quando a radícula, primeiro órgão, começa a germinar as sementes e vai trilhando caminhos diferenciados para formar Monocotiledôneas e Dicotiledôneas.

É importante lembrar que os grupos de vegetais que possuem flores podem ter mais de um cotilédone no embrião, nas sementes.
Quando apresenta um cotilédone passa a ser classificada como Monocotiledônea, se mais de um, passa a ser “Dicotiledônea”. As radículas se degeneram e todas as raízes começam a brotar a partir da base do caule. Isso, nas Monocotiledôneas. Nas Dicotiledôneas, a radícula passa a ser a raiz principal e que derivam outras.

Em termos de habitat, a raiz pode ser subterrânea, aérea e aquática.

Qual conselho você daria a um professor que tem uma criança com necessidades educacionais especiais?

Eu diria que o grau de normalidade de qualquer aluno depende de sua adaptação social, então, não encare a deficiência de qualquer tipo como obstáculo, mas como um desafio. O processo criativo é a luta do aluno com tudo que o limita. Talvez, conhecendo essa visão que Vygotsky descrevia sobre as crianças com deficiência, os professores poderão diminuir suas ansiedades que nada mais são que a falta de um conhecimento prévio.

A raiz é uma estrutura vegetal, que tem a função de fixar-se e absorver água e sais minerais do solo.

Tipos de sistemas radiculares:

Axial ou pivotante: caracterizam as dicotiledôneas tem apenas uma raiz primária e várias ramificações. Alguns exemplos é o feijão e os abacateiros.

Fasciculada: caracterizam as monocotiledôneas, possui diversas raízes que saem do mesmo ponto, ficando embaraçadas. Um exemplo é o milho.

Adventícias: surgem do caule e servem de suporte para as árvores. Ex: milho.

Tuberosas: Tem a função de órgãos de reserva. Ex: beterraba, cenoura.

Pneumatóforos: são encontradas em ambientes aquáticos e em solos estéreis, são apropriadas para captar oxigênio.

Sugadoras: sugam a seiva de outros vegetais.