Colégio Web

O que é melhor: aula na lousa ou em slides?

Publicidade

A maior parte dos professores ainda faz uso do método tradicional de dar aulas, por meio de explicações que tomam por base textos que são colocados na lousa e que exigem que os alunos copiem o conteúdo antes desta explicação.

Este método, além de ser um tanto antiquado, acaba por deixar a sala de aula um tanto apreensiva, já que muitos alunos simplesmente não conseguem prestar atenção nas explicações e também não gostam de ficar copiando conteúdo.

Por este motivo, cada vez mais professores começam a usar outros recursos para deixar suas aulas aparentemente mais dinâmicas, e um destes recursos que mais espaço tem ganhado nos dias de hoje atende pelo nome de slide.

Neste artigo, nós vamos procurar entender quais são as vantagens de cada um dos métodos, para que os professores possam saber de uma vez por todas qual é melhor: aula na lousa ou aula em slides?

Aulas na lousa

Aulas Lousa

Para quem é mais tradicional, passar textos na lousa antes de começar as explicações é uma boa tática para fazer com que os alunos comecem a se familiarizar com o tema que será discutido e explicado em sala.

Os professores mais tradicionais também preferem fazer uso deste tipo de recurso para garantir que a sala de aula fique mais comportada, colocando como uma das notas mais importantes, a nota do caderno.

Mas o problema, especialmente nos dias de hoje, é que muitos alunos copiam rápido demais, não prestam atenção no que acabaram de ler e copiar, terminam logo e rapidamente já estão conversando de novo.

Aulas em slides

O que é melhor aula na lousa ou em slides

Agora para quem procura deixar as aulas mais dinâmicas e mais coloridas, com uma maior conexão entre o que está sendo apresentado e o que está sendo falado, usar slides podem ser a melhor opção.

Com slides, os professores conseguem fazer com que suas aulas fiquem mais dinâmicas, pois a cada tema ou a cada virada de assunto, um slide irá surgir para apontar detalhes visuais importantes.

E não apenas conteúdo escrito poderá ser transmitido por meio de slides, já que também imagens e, dependendo da sofisticação, até mesmo pequenos vídeos, para deixar a aula e a explicação ainda mais completa e atraente aos alunos.

Em resumo, para de fato definir qual dos dois é melhor, é importante entender que tipo de professor é você: um professor tradicional ou um professor mais novo?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados