Vamos para mais uma aula de ciências e o professor tem mais uma tarefa para desempenhar; ensinar o tema sobre a higiene é muito importante, ainda mais no início da educação infantil.

A escola possui um papel fundamental no ensino da higiene pessoal principalmente em comunidades mais carentes em que o tema nem sequer é comentado.

Nesse artigo, você encontra dicas de como elaborar um plano de aula. O objetivo é de ajudar o professor com novas ideias e dicas de como trabalhar o tema com atividades criativas e incentivadoras.

Explicar sobre o tema para os alunos utilizando o material de apoio escolar. A aula pode ser iniciada com perguntas introduzindo o tema. Assim que terminada a explicação iniciar as atividades.

1ª etapa – Abordar sobre o conteúdo a ser ensinado

O conteúdo programático não pode ser muito extenso, pois o aluno se dispersa e perde o seu interesse. Explicar um pouco a cada dia, de forma bem clara e objetiva é o ideal. A linguagem precisa se adequar a realidade do aluno.

Higiene Pessoal

A higiene é o conjunto de meios que utilizamos para manter condições adequadas a nossa saúde e ao meio em que vivemos.

Devemos ter bons hábitos de higiene diários como a lavagem corporal, alimentação saudável, vestuário e calçado limpos, descanso diário e a prática de exercício físico.

Quais são os bons hábitos de higiene pessoal?

Os bons hábitos de higiene pessoal são:

• Tomar banho todos os dias mantendo o nosso corpo limpo.
  • Cortar as unhas e deixá-las limpas
  • Lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro.
  • Lavar e pentear os cabelos todos os dias evitando o aparecimento de piolhos e outras doenças.
  • Escovar os dentes ao levantar, depois das refeições e ao deitar.
  • Usar fio dental e visitar o dentista regularmente.
  • Dar descarga e tampar o vaso sanitário após usá-lo.
  • Manter o ambiente limpo e organizado.

Explicado o conteúdo, o professor segue com a atividade proposta.

Como iniciar hábitos de higiene para as crianças

2ª etapa – Contar história sobre noções de higiene

O professor pode fazer uma roda na sala de aula e iniciar uma história sobre noções de higiene.

Objetivo: após a leitura, o professor inicia uma conversa sobre o tema para verificar se os alunos entenderam os conceitos que foram passados. Reforçar sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, lavar as mãos e todos os demais hábitos de higiene.

Sugestões de livros:

• “O banho de Nina” da autora Ana Cristina Melo
  • “Sujo, eu?!” do autor David Roberts – Editora Nacional.

Esse livro é muito interessante!  Ele conta a história de um menino com maus hábitos de higiene. Com o convívio com amigos e familiares ele passa a entender que corre sério risco de adoecer se não mudar seus hábitos.

Sugestões de perguntas após leitura:

• O que vocês fazem para manter o corpo limpo?
  • Quem aqui gosta de tomar banho?
  • Quando tomam banho?
  • Quem não gosta?
  • Por que não gosta?
  • Por que é importante manter hábitos de higiene corporal?