Colégio Web

Você sabe o que foi o Coronelismo?

O coronelismo foi um período de grande violência comandada pelos coronéis, que na época eram os políticos, os fazendeiros e os militares, que tinham poder!

Publicidade

A República Velha compreende o período de 1889 até 1930. Inicia-se com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 a permanece até 1930.

A monarquia é uma das mais antigas formas de governo, e no Brasil foi derrubada pelo governo do Marechal Deodoro da Fonseca, que instalou o presidencialismo e o sistema republicado institucional.

Tanto o poder econômico quanto o poder político visava os interesses das elites e dos governantes militares. Alguns setores como o agrícola e a pecuária eram privilegiados devido a tais interesses, enquanto outros estados eram lutavam para sobreviverem juntamente com seus povos.

Vários fatores importantes aconteceram nessa época como a criação da primeira Constituição, o voto masculino (exceto para analfabetos), a renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca assumindo o poder o Marechal Floriano Peixoto.

O Brasil se tornou um país interessante para a imigração europeia que trazia os povos italianos, alemães e espanhóis para trabalharem nas lavouras de café como mão de obra.

O que é Coronelismo

O que foi a Política dos Governadores?

A Política dos Governantes era um acordo entre o governo federal e o governo estadual que trocavam favores políticos e jogos de interesses. Muito parecido com o que acontece na política nos dias atuais. A troca de favores sempre ocorreu na política e sobrevive com força e soberania.

O que foi o coronelismo?

Por volta de 1960, o coronelismo foi um período de grande violência comandada pelos coronéis que na época eram os políticos, os fazendeiros, os militares e pessoas que detinham o poder da região. Os coronéis exerciam grande poder e tinham muito prestígio.

Os coronéis abusavam dos colonos (empregados que faziam os trabalhos mais escusos e sujos) a troca de trabalho e condições para sobrevivência. Por muitas vezes, as famílias eram ameaçadas caso o “trabalho” não fosse realizado. O medo e a necessidade dos trabalhadores era a forma de manipulação dos coronéis.

Ainda hoje, em algumas regiões do norte e do nordeste o coronelismo ainda existe manipulando pessoas simples, sem informação e estrutura para realizarem suas vontades e a matança de pessoas inocentes além da compra de votos nas eleições.

Conflitos e revoltas que ocorreram na República Velha

Coronelismo

  • A Revolta da Armada (1893-1894)
  • A Revolução Federalista (1893-1895)
  • Guerra de Canudos (1893-1897)
  • Revolta da Vacina (1904)
  • Revolta da Chibata (1910)
  • Guerra do Contestado (1912-1916)
  • Sedição de Juazeiro (1914)
  • Greves Operárias (1917-1919)
  • Revolta dos Dezoito do Forte (1922)
  • Revolução Libertadora (1923)
  • Revolução de 1930 (1930)

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados