Colégio Web

Quando surgiu a Peteca?

1O imaginário infantil sempre tem uma história engraçada para contar sobre a peteca. Atualmente, com tantas tecnologias a ocupar os espaços tradicionais de brincadeiras infantis, talvez muitas crianças nem conheçam o acessório lúdico. Mas, para além dos espaços infantis, o jogo de peteca existe como esporte. De certa maneira, acaba sendo um pouco parecido com o voleibol ou mesmo o badminton.

Publicidade

É que, da mesma forma, o jogo acontece em campos divididos por rede. A peteca é o artista principal do jogo e sempre golpeada com a mão. Como é bastante popular, tem crescido como um jogo divertido em vários países, especialmente na Europa. Talvez você não acredite, mas na Alemanha o esporte possui três diferentes federações.

Dois participantes compõem o jogo, sempre utilizando as mãos. A peteca deve ser arremessada de um jogador para outro e não pode tocar a região do solo em uma área definida. No Brasil, também é um jogo comum em várias regiões, especialmente em Minas Gerais. Reza a lenda que os índios moradores de Minas Gerais gostavam da modalidade esportiva e utilizavam tocos de madeira ou acessórios de palha para compor o cenário da diversão. Ou seja, para os brasileiros a peteca é um jogo sem influência do mundo europeu e colonizadores portugueses. Os nativos já gostavam da modalidade.

Competições e Olimpíadas

2Em 1920, durante a V Olimpíada na cidade de Antuérpia, na Bélgica, houve participação dos brasileiros e muitas pessoas adoraram a modalidade. Foi a primeira vez que eles divulgaram suas regras e muitos outros interessados e jogadores de vários países também gostaram dos critérios.

A Delegação Brasileira era chefiada por José Maria Castelo Branco. Lá, muitos curiosos de outros países também quiseram entender melhor as regras e conhecer o esporte de forma mais profunda. Em Minas Gerais foi desenvolvida a peteca específica para as competições. Com quatro penas brancas, conectadas e presas a uma base, também continha algumas camadas finas de borracha. Os mineiros também desenvolveram as regras do esporte, bem como as primeiras quadras específicas. Não à toa, há vários campeonatos e times em Belo Horizonte.

Em 1973 foi criada a Federação Mineira de Peteca. O sucesso na região é tamanho, que até publicações foram criadas para explorar o tema. Não há restrição quanto ao público, sempre formado por adultos e crianças de ambos os sexos. Não há limite de idade e o nível de choques ou impactos físicos é um elemento de atração para modalidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados