Digite o que você quer buscar:  
Home » Curiosidades » Qual a língua mais falada no mundo?
10/12/2013 11:07

Qual a língua mais falada no mundo?

O inglês. Idioma é essencial para diferentes profissionais e áreas do conhecimento

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Muita gente que mora no Brasil e convive com a língua portuguesa não consegue compreender a importância que o idioma inglês exerce sobre diferentes áreas e profissões. É certo que devemos estar muito bem entendidos do nosso próprio idioma e também é preciso saber valorizá-lo. Porém, por questões que fogem ao nosso alcance, o inglês exerce grande influência no mundo profissional porque é o idioma mais falado em todo o mundo. Em termos de países que falam o inglês, há uma disparidade enorme com o segundo idioma mais falado que é o francês.

Uma questão que precisa ser bastante esclarecida: o inglês é líder em termos de países que o adotam. Porém, em termos de população é o idioma da China, também chamado de mandarim, que alcança um número maior de habitantes.

idioma mais falado no mundo

Resumindo: o inglês é líder em termos de países e o mandarim é líder em termos de habitantes.

E qual será o motivo que leva tantos países a se interessarem pelo inglês? A primeira explicação está no fato da maior parte da produção científica ter sido organizada nesse idioma. Diferentes temas, pesquisas e descobertas estão sendo colocadas na língua inglesa. Logo, outros países querem ter acesso a essas informações para também explorarem melhor a sua ciência.

Outro fator que explica essa predominância do inglês é o fenômeno da globalização. Em termos de comércio e economia, diferentes nações estão em permanente comunicação. Marcas de países distantes dialogam com outras nações para ampliar suas vendas e abrangência. Tecnologias, produtos mais sofisticados e insumos são trocados por diferentes locais de comércio. Para essa comunicação, o inglês é um verdadeiro aliado nas relações internacionais.

Novas tecnologias e comunicação

inglês é o idioma mais faladoO fator mais preponderante para o inglês fazer tanto sucesso talvez seja explicado pelo desenvolvimento de novas tecnologias que implicam na necessidade desse idioma para serem decifradas. Máquinas, ferramentas e alguns tipos de produtos que são produzidos em outros países são constantemente comprados pelo Brasil e para entender o seu funcionamento é necessário entender o inglês. Só assim, fica mais fácil entender os manuais e usar esse tipo de ferramenta para soluções aqui no país.

Saber usar esse tipo de produto acaba sendo um diferencial para quem o adquire. É o caso dos softwares, da análise de dados, entre tantas outras funções. É também uma forma de entender como a tecnologia “alheia” funciona para também podermos desenvolver a nossa própria tecnologia. Afinal de contas, não podemos apenas ficar consumindo o que é produzido fora do Brasil, em países mais desenvolvidos.

O inglês também contribui para a troca de informações de pesquisas. Nesse quesito, o Brasil ocupa, por exemplo, um lugar de destaque em termos ambientais e o mundo vai querer conversar conosco sobre esses assuntos. Até mesmo para nos defendermos de possíveis problemas é importante que saibamos o que o nosso interlocutor diz ou escreve sobre nós.

E aí, compreenderam o uso do inglês em nossas vidas? Deixe seu comentário e opinião sobre o assunto!


Recomendados para você

Comentários