Colégio Web

Leão ou tigre – Quem venceria esse duelo?

Todos sempre sonharam em ver uma luta entre dois dos animais mais assustadores do Mundo: o leão e o tigre. Então, confira abaixo todos os detalhes desses animais e de sua possível luta!

Publicidade

Todos sempre sonharam em ver uma luta entre dois dos animais mais assustadores do Mundo: o leão e o tigre. Então, confira abaixo todos os detalhes desses animais e de sua possível luta!

Tigre

Nas selvas asiáticas vaga um dos mais belos e letais predadores do mundo: o tigre. Um animal formidável, com suas listras negras, o tom alaranjado de sua pele, que lhe conferem o título de mais belo felino de todos. Habita as ilhas do sudeste asiático, bem como regiões da China, a Índia e a Sibéria (lar do maior felino do mundo, o tigre-siberiano). Os machos são maiores do que as fêmeas e seu tamanho varia de acordo com a região que habita, sendo os tigre de Sumatra a menor subespécie, com peso médio de 180 kg e aproximadamente 2 metros e meio de comprimento. A maior subespécie é do tigre da Sibéria, com aproximadamente 320 kg e mais de 3 metros de comprimento. É um animal formidável, do topo da cadeia alimentar em qualquer habitat em que se encontre, sendo um predador de hábitos solitários e furtivos. Possui uma força descomunal, podendo derrubar sozinho um búfalo indiano de 900 kg com apenas uma patada. Em regiões da Sibéria já houve casos de tigres siberianos que, famintos, chegaram a enfrentar o temido urso pardo. Em todas as regiões em que habita, é venerado como o verdadeiro rei das selvas e considerado uma divindade que representa força e valentia.

tigre

Leão

Nas savanas africanas vive o mais formidável e temido predador do continente: o leão. Com sua característica juba (presente somente nos machos) e seu porte imponente, é conhecido pelo mundo como sendo o rei das selvas. É temido por todos os habitantes do continente africano, seja por sua força, seja pela astúcia com que ataca suas presas, com ataques sincronizados por um grupo muito bem ensaiado. O leão é o único grande felino que vive em grupos. E nesses grupos sempre há um grande número de fêmeas, que formam o harém de um grande e forte macho dominante. E esse macho reforça a imagem de um verdadeiro rei: raramente participa das caçadas (geralmente empreendidas pelas fêmeas), é o primeiro a abocanhar um pedaço das presas e protege seu grupo (fêmeas e filhotes) de possíveis perigos e de outros machos. E é por esse motivo que o macho do leão é considerado o mais forte felino de todos: as brigas com outros machos são constantes na vida de um leão adulto, seja por território, seja pela liderança do grupo, seja pela atenção das fêmeas. É venerado e temido por todas as tribos que habitam a África.

Leão

Comparação

Pesquisas realizadas em esqueletos de tigres e leões apontam que a estrutura muscular e óssea de ambos é muito parecida, sendo quase idêntica. Porém há sutilezas que podem ser percebidas: o tigre normalmente é maior, (apenas as subespécies das ilhas do sudeste asiático são menores) e possui nisso uma vantagem em relação ao leão, visto que o maior tigre pode chegar a mais de 3 metros de comprimento e pesar mais de 300 kg. A maior subespécie de leão chega a medir no máximo 2 metros e meio de comprimento e 270 kg de peso. Em compensação o leão possui garras dianteiras mais fortes do que o tigre, o que lhe confere uma capacidade de desferir patadas mais fortes. O tigre em compensação é mais ágil, já que possui as patas traseiras mais fortes, podendo saltar mais do que o leão. Essas sutilezas na estrutura anatômica dos dois podem fazer a diferença em um hipotético combate.

Outra diferença é a juba do macho de leão. Além de lhe conferir uma aparência maior do que realmente é, o que pode intimidar o rival, a juba é também perfeita como forma de proteção ao pescoço do animal: tanto tigre como leão atacam seus adversários no pescoço. Ponto para o leão.

O tigre, por ser um felino mais solitário, raramente entra em confrontos contra outros machos de sua espécie. Portanto, possui menos experiência em combate do que o leão, que ao contrário, vive em grupos e precisa enfrentar outros machos praticamente a vida inteira. Em resumo, o leão está mais preparado para um combate do que o tigre.

Leões e tigres já entraram em combate diversas vezes, em zoológicos e em circos (que, inclusive mostravam esses duelos para o público), e o resultado quase sempre foi de empate. A verdade é que tudo não passa de especulação. As chances de um duelo desses ocorrer na vida selvagem são praticamente nulas, visto que o tigre habita exclusivamente a Ásia, e o leão vive na África. O único território asiático onde ainda existem leões selvagens é a região de Gir, no oeste da Índia, e o tigre não habita essa região.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados