Tem se tornado muito popular a preferência de estudantes brasileiros pela especialização ou graduação no exterior, pois além de ser uma boa meta para o currículo, o estudo fora do Brasil pode trazer experiências inestimáveis ao aluno, garantindo seu sucesso no mercado de trabalho e no desenvolvimento de sua carreira. Se você tem dúvidas sobre intercâmbios e estudos no exterior, confira algumas informações sobre estudar fora e considere essa oportunidade única de conhecimento em sua vida!

Como estudar fora do Brasil?

Muitas agências tornaram-se referência na realização de intercâmbios do Brasil para qualquer lugar do mundo, considerando destinos como Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, França, Canadá, entre muitos outros. Para estudar fora, independentemente do programa de intercâmbio escolhido, é necessário contar com documentos de viagem internacional, boa média de notas no histórico escolar e um grau intermediário ou avançado de estudo na língua mãe do país escolhido como destino. Além disso, várias outras questões são avaliadas, como o tipo de programa, o destino, bolsas de estudo, entre outras.

Como estudar no exterior

Tipos de programas de intercâmbio

Os mais famosos programas de intercâmbio são os cursos de idiomas, High School, graduação internacional, pós-graduação internacional e cursos de férias. Nos cursos de idiomas, o estudante viaja em busca de aprimoramento na língua escolhida para estudo, indo até o país escolhido para aperfeiçoar a prática do idioma e conquistar um nível avançado de domínio da língua em questão. Nos cursos High School, o estudante viaja para concluir o ensino médio em outro lugar, adquirindo uma ampla bagagem cultural no processo.

Nos programas de graduação, o estudante pode realizar um curso universitário em outro lugar, trazendo um diploma internacional ao seu currículo. Com a pós-graduação no exterior, o estudante já graduado no ensino superior pode conquistar um diploma como pós-graduado. Por fim, nos programas de férias, o estudante passa um curto período no destino escolhido e desfruta de um passeio cultural pelo destino, ampliando seus horizontes e conhecimentos.

Como estudar fora do Brasil

Como financiar seus estudos no exterior?

Um dos maiores problemas envolvidos na escolha de programas de intercâmbio é a parte financeira. O estudo no exterior é de alto custo, mas contando com um pacote completo (que envolve passagens aéreas, seguro viagem, acomodação, lazer, vistos e, muitas vezes, alimentação, além do estudo), pode ser uma boa opção. Muitas escolas e universidades oferecem bolsas de estudo no exterior, permitindo ao estudante ter a chance de viajar e explorar a área escolhida de estudo.