Colégio Web

Curiosidades sobre o Caminho de Santiago de Compostela

Publicidade

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o famoso Caminho de Santiago de Compostela, que é um dos mais lembrados caminhos espirituais e de peregrinação do mundo todo, sendo procurado por milhares de pessoas todos os anos.

No entanto, o que muitas destas pessoas simplesmente não sabem é que o famoso Caminho de Santiago de Compostela possui uma quantidade incrível de curiosidades sobre sua História, sendo que algumas simplesmente podem mudar a forma como o vemos.

Por exemplo, você sabia que há mais de um Caminho de Santiago de Compostela? Pois é, esta é uma das muitas curiosidades que vamos mostrar a seguir sobre este caminho místico e repleto de simbolismo.

O Botafumeiro da Catedral de Santiago de Compostela

Santiago Compostela

Quem já fez o Caminho de Santiago de Compostela ao menos uma vez na vida conhece o Botafumeiro (incensário) que fica no interior da famosa Catedral de Santiago de Compostela.

Símbolo de purificação espiritual para os milhares de peregrinos que chegam todos os anos, o fato é que ele surgiu quando a rota realmente ficou famosa e começou a atrair cada vez mais pessoas.

Por conta disto, quando os peregrinos exaustos entravam na Catedral, acabavam por impregnar o local com o mau cheiro que exalavam, e foi apenas por conta disto que o Botafumeiro foi instalado: para atenuar o mau cheiro dos peregrinos.

Os caminhos

Muita gente que ouve falar do Caminho de Santiago de Compostela pensa se tratar apenas de um único caminho, com um ponto de partida comum e que chega até o mesmo local, certo?

Pois este pensamento está incorreto, já que na verdade há pelo menos mais de 10 caminhos diferentes que podem ser considerados como sendo uma variação do famoso Caminho de Santiago de Compostela.

Os mais famosos e utilizados pelos peregrinos são os seguintes: Caminho Francês (sai do sul da França e entra no norte da Espanha no sopé dos Pireneus, tendo 800 km de extensão); Caminho da Prata (partindo de Sevilha, é mais curto do que o Caminho Francês); Caminho do Norte (um dos mais famosos, sai de Irún e tem extensão de 1100 km; Caminho Português (é o que tem mais variações, sempre saindo de Lisboa e em alguns casos do Porto).

Santiago de Compostela

Um convite à História: a Muralha de Santiago de Compostela

Quem faz o Caminho de Santiago de Compostela acaba se deparando com a famosa Muralha da cidade, que nada mais é do que um convite à História, já que ela foi construída em 968 d.C. e resiste até os dias atuais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados