Colégio Web

Como é formado o Sistema Solar?

Publicidade

Vamos conhecer melhor sobre o Universo, a galáxia em que vivemos. Descubra todos os detalhes abaixo e entenda do que é formado o Sistema Solar!

Astros

Entendemos por astro todo objeto celeste. Alguns astros são: planetas, estrelas, asteroides, meteoroides, cometas e satélites. Os astros em conjunto formam sistemas chamados de galáxias, que foram formadas há bilhões de anos.

Estrelas

Quando olhamos para o céu podemos observar os imensos pontinhos luminosos que brilham. Podemos ainda observar esses pontinhos com maior incidência em áreas menos poluídas, como em pequenas cidades ou no campo. Esses pontinhos são as estrelas. As estrelas são astros que emitem luz e calor. Muitas juntas recebem o nome de constelação! As mais conhecidas e que podem ser vistas da terra são: Cruzeiro do Sul, Ursa Maior, Orion e Scorpion. O sol também é uma estrela que ilumina e aquece o nosso planeta.

SOl

Planetas

Os planetas são astros que giram em torno de uma estrela e não possuem luz própria. O nosso sistema solar é constituído por vários planetas.

Satélites

Os satélites não possuem luz própria e giram em torno de um planeta. A lua é o nosso satélite natural. Também são construídos satélites artificiais como GPS e muitos outros que orientam e ajudam o homem.

Cometas

Os cometas são astros que possuem em sua formação, poeira, gases, fragmentos rochosos e gelo. Para que possamos vê-los são necessários alguns anos ou centenas de anos. Geralmente, os cometas apresentam uma calda e como a origem do seu nome vem do latim, seu símbolo parece uma cabeleira. É possível alguma colisão de cometas e planetas, por esse motivo os cientistas e pesquisadores estão sempre observando o espaço para evitar qualquer surpresa nesse sentido.

Cometas

Asteroides

Os asteroides são corpos formados por rochas e fragmentos de metais que ficam vagando pelo espaço. Em medida, são menores que os planetas. Os asteroides fazem sua órbita em torno do sol. Existem mais de 20 mil asteroides espalhados pelo universo e o mais famoso, próximo ao planeta Terra, é o asteroide conhecido como Eros.

Meteoroides

Os meteoroides são também conhecidos como estrela cadente, por deixarem um rastro de luz por onde passam. Quando entram na atmosfera terrestre esse corpo se aquece e forma o rastro luminoso. Muitas pessoas quando conseguem ver esse espetáculo fazem um pedido e até os mais descrentes acreditam que o pedido é realizado. Os meteoroides são fragmentos de rochas e outras matérias que circulam no espaço.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados